Os pneus e a segurança vial - Rotulagem : os pneus de inverno travam mal em piso molhado ?

Rotulagem : os pneus de inverno travam mal em piso molhado ?

Segurança Publicado no 28/01/13

É o que se pode ler aqui e ali na Internet e o que decorre de uma rápida análise à distribuição dos rótulos. Com efeito, os pneus de verão estão geralmente mais bem classificados que os pneus de inverno em piso molhado. Mas o protocolo de teste definido pela regulamentação europeia desfavorece estes últimos. Antes de tirar conclusões precipitadas sobre as performances dos pneus de inverno, convidamo-lo a examinar os resultados de um estudo que realizamos em mais de 15 000 pneus rotulados.

Travagem dos pneus inverno em piso molhado Copyright © : All Rights Reserved

Desde há vários meses,  que Rezulteo está a proceder a um levantamento sistemático dos rótulos dos pneus publicados na Internet pelos fabricantes e vendedores de pneus. Este levantamento permitiu determinar o rótulo observado com mais frequência até hoje em mais de 15 000 pneus diferentes.

Travagem em piso molhado : pneus de verão mais bem classificados que os pneus de inverno

Distribuição das classes de rotulagem dos pneus de verão e dos pneus de inverno 
A distribuição sendo dispersa, adoptamos uma apresentação conjunto dos resultados para melhor destacar a diferença entre os pneus de inverno e os pneus de verão. Base : 15 000 pneus (Fonte : Rezulteo).

 C-E : os eixos do gráfico representam diferentes combinações de classes identificadas para dois critérios : a travagem em piso molhado (C) e a eficiência energética (E).

Distribuição das classes de rotulagemCopyright © : All Rights Reserved

 

O que se observa : a distribuição dos rótulos em função da travagem em piso molhado e da eficiência energética, principais critérios da rotulagem, mostra uma clara vantagem do pneu de verão sobre o pneu de inverno.

Distribuição dos pneus para a travagem em piso molhado 

.Travagem em piso molhado*
.Pneu verão
.Pneu inverno

* Percentagem de pneus que pertencem às classes…

Se for apenas observado a travagem em piso molhado, os pneus de verão obtêm geralmente melhores resultados. Cerca de 44% dos pneus de verão são classificados A ou B, contra pouco mais de 11% dos pneus de inverno.  E cerca de 90% dos pneus de verão foram classificados A, B ou C, contra pouco mais de 66% dos pneus de inverno.

Podemos concluir que os pneus de inverno travam mal em piso molhado ?

Definitivamente não. A diferença de desempenho com os pneus de verão deve-se principalmente à forma como os testes são realizados.

Com efeito, os pneus inverno são optimizados para as condições de… inverno. A borracha dos pneus, o desenho da banda de rolamento (múltiplas lamelas, esculturas profundas…) destinam-se a garantir uma aderência máxima nos pisos frios e escorregadios e favorecer a motricidade na neve e no gelo.

Mas o protocolo previsto pela regulamentação sobre a rotulagem dos pneus indica que os testes para os pneus de inverno devem ser efectuados com temperaturas compreendidas entre + 2° e + 20 °C. Sabendo que o melhor desempenho de um pneu de inverno é exprimido abaixo de 7°C,  vemos que o protocolo tem tendência a desfavorecer este último.

É ainda mais verdade para os pneus nórdicos,  concebidos para temperaturas muito baixas e pisos com neve e gelo. Para este tipo de pneus, o critério da eficiência de travagem em piso molhado não é o mais relevante. Isto foi argumentado por algumas marcas como Nokian especializadas neste tipo de pneus.

Relembramos que os pneus com pregos não entram no campo da rotulagem europeia dos pneus. 

Então, como escolher bem os seus pneus de inverno ?

Esta constatação deve levar a relativizar a importância do critério da travagem em piso molhado no momento de escolher os seus pneus de inverno. A questão é saber finalmente se é melhor aumentar a distância de travagem em piso molhado de alguns metros quando as temperaturas são superiores a 7°C ou ganhar várias dezenas de metros na neve e no gelo ? Cabe ao consumidor responder em função da região onde vive e da severidade das condições de inverno … 

Distribuição das classes de rotulagem de acordo com as marcas 

Apresentação cumulativa dos resultados. Neste gráfico a distribuição das classes de rotulagem distinga três grupos de marcas : 

  • As marcas líderes ou premium 
  • As macas intermediárias 
  • As marcas económicas

Distribuição das classes de rotulagemCopyright © : All Rights Reserved

Finalmente, se olharmos para a distribuição dos pneus de inverno em função das marcas, vemos que, para a travagem em piso molhado,  as marcas líderes obtêm uma melhor classificação que as marcas intermediárias ou as marcas económicas. Nada de surpreendente, já que concentram o seu trabalho no equilíbrio das performances…