Guia da rotulagem dos pneus - Rotulagem dos pneus : como comparar as performances ?

Rotulagem dos pneus : como comparar as performances ?

Rotulagem dos pneus Publicado no 05/10/12

As letras e as cores existentes no rótulo de um pneu indicam o seu nível de desempenho em termos de eficiência em combustível, travagem em piso molhado e ruído externo. Mas do que se trata exactamente ? Qual é o significado da escala de classificação utilizada ? Como avaliar a diferença entre duas graduações ? Seguem algumas explicações para descodificar os rótulos dos pneus.

Rotulagem dos pneus Rotulagem de pneus - Copyright © : © Rezulteo

Eficiência energética : contribuição do pneu no consumo de combustível e nas emissões de CO2

 

Num veículo, os pneus são responsáveis por cerca de 20% do consumo de combustível. Com efeito, ao rolar, um pneu deforma-se e dispersa energia criando assim uma força chamada resistência ao rolamento (LINK 1). Quanto maior for a força, maior será o consumo de combustível realizado pelo motor e a emissão de CO2.

O rótulo indica a classe de resistência ao rolamento na qual se situa o pneu. Entre um pneu classificado A e um pneu classificado G, a diferença é muito importante.

• Consumo de combustível : a diferença entre a classificação A e a classificação G representa o equivalente a 0,5 l/100 km, ou seja 80 litros de combustível por ano (base 15 000 km/ano).

• Emissão de CO2 : a diferença entre a classificação A e a classificação G representa o equivalente a 12 g /km, ou seja 0,18 toneladas de CO2 por ano. A título de referência, a taxa associada ao imposto ambiental é aplicada a partir de 141 g/km.

Rótulo de eficiência energeticaCopyright © : Rezulteo

Escala de eficiência de combustível para os veículos particulares

Coeficiente de resistência ao rolamento (RR), em kg/t                     Categoria do rótulo

RR ≤ 6,5                                                                                          A

6,6 ≤ RR ≤ 7,7                                                                                  B

7,8 ≤ RR ≤ 9                                                                                    C

Não utilizado                                                                                     D

9,1 ≤ RR ≤ 10,5                                                                                E

10,6 ≤ RR ≤ 12                                                                                 F

RR ≥ 12,1                                                                                        G

 

Eficiência de travagem : performance do pneu em piso molhado

Eficiência de travagemCopyright © : All rights reserved

A travagem em piso molhado é um componente essencial da segurança. É o segundo critério a ser considerado pela rotulagem europeia. As medições são efectuadas num teste que responde a um protocolo definido no regulamento europeu (velocidade, características da pista de ensaio, altura de água, temperatura, etc.).

A classificação é obtida comparando os resultados do teste com os resultados de um pneu de referência. Neste caso, a diferença entre um pneu classificado A e um pneu classificado F (a classe G não é utilizada) é considerável.

• Travagem : a diferença entre a classificação A e a classificação G representa uma distância de 18 metros, ou seja o comprimento de 4 automóveis.

Escala da aderência em piso molhado para os veículos particulares

Coeficiente de aderência (G representa o índice de referência)      Categoria do rótulo

1,55 ≤ G                                                                                       A

1,40 ≤ G ≤ 1,54                                                                             B

1,25 ≤ G ≤ 1,39                                                                             C

Não utilizado                                                                                  D

1,10 ≤ G ≤ 1,24                                                                             E

G ≤ 1,09                                                                                      F

Não utilizado                                                                                 G

Eficiência sonora : ruído de rolamento externo do pneu

Eficiência sonoraCopyright © : All rights reserved

O ruído gerado pela condução é um elemento que entra em consideração no impacto ambiental do pneu, nomeadamente na cidade. O resultado medido no teste é comparado com um valor limite (esta norma será revista para baixo daqui a 2016).

• Ruído externo : a diferença de performance entre duas classes de ruído corresponde a 3 dB, ou seja uma diminuição ou um aumento de metade do nível sonoro.

1 arco : boa performance. O nível do ruído de rolamento situa-se pelo menos 3 dB abaixo da futura norma.

2 arcos : performance correcta. O nível do ruído de rolamento está conforme à futura norma.

3 arcos : performance medíocre. O nível do ruído de rolamento é superior ao limite fixado pela futura norma mas inferior ao máximo autorizado actualmente.

Desde 1 de novembro de 2014, os pneus classificados G na eficiência energética e classificados F na travagem em piso molhado são proibidos para venda. No entanto, os pneus fabricados antes de 1 de novembro de 2014 poderão ser vendidos num prazo limite de 30 meses após a entrada em vigor da legislação ou seja, até 1 de maio de 2017. Consulte o Regulamento (CE) Nº 661/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de julho de 2009", Capítulo III, Artigo 13, Parágrafo 5.