Guia da rotulagem dos pneus - Primeiros rótulos a partir de Junho de 2012

Primeiros rótulos a partir de Junho de 2012

Rotulagem dos pneus Publicado no 04/10/12

2012 verá a implementação da rotulagem europeia dos pneus. Esta rotulagem não será obrigatória antes de Novembro, mas fabricantes e distribuidores poderão implementá-la a partir de Junho.

Rotulagem dos pneus

A menos de um ano da entrada em vigor do regulamento que prevê a rotulagem dos pneus, a Comissão Europeia precisa alguns pontos do dispositivo que permitirão a sua implementação efectiva.

O regulamento complementar aborda a harmonização dos métodos utilizados pelos organismos de teste para medir as performances dos pneus e a data de implementação dos primeiros rótulos.

Para memória, o futuro rótulo informará o consumidor sobre três performances do pneu : a contribuição no consumo de combustível, a aderência em piso molhado e o ruído de rolamento externo.

Primeiros rótulos em Junho

O novo regulamento confirma que os pneus para automóveis e utilitários ligeiros depois de 30 de Junho de 2012 e comercializados nos países da União Europeia a partir de Novembro de 2012 deverão ter em todos os pontos de venda um adesivo ou um rótulo indicando as respectivas  performances.

O texto precisa que estas informações deverão também aparecer no sítio Web dos fornecedores, nos folhetos, nas listas de preços e nas facturas.

Outras precisões : cada tipo e cada tamanho de pneu terá o seu próprio rótulo.

Além disso, a rotulagem antecipada dos pneus não é autorizada antes de 30 de Maio de 2012.

Harmonização dos processos de medição

Os outros pontos são mais técnicos : dizem respeito aos fabricantes e aos organismos de teste que anotarão as performances dos pneus.

O regulamento 228/2011 descreve o método do teste de aderência em piso molhado para os veículos de turismo ;

O regulamento 1235/2011 prevê as disposições necessárias para :

• anotar a aderência em piso molhado dos pneus para veículos ligeiros e pesados ;

• medir a resistência ao rolamento, incluindo a adopção pelos organismos de teste autorizados dos mesmos processos de medição e verificação.

Uma medição que vai optimizar a qualidade

De acordo com a ETRMA, a organização europeia dos produtores de pneus e de borracha, « a rotulagem vai aumentar o interesse nos pneus e incitar os consumidores e os proprietários de frotas automóveis a ter mais em consideração as performances dos pneus no momento da compra ».

A ETRMA estima que esta medida deveria também « incitar os fabricantes a melhorar os seus produtos num contexto concorrencial e permitir àqueles que realizarão este esforço a melhor diferenciar-se ».

Desde 1 de novembro de 2014, os pneus classificados G na eficiência energética e classificados F na travagem em piso molhado são proibidos para venda. No entanto, os pneus fabricados antes de 1 de novembro de 2014 poderão ser vendidos num prazo limite de 30 meses após a entrada em vigor da legislação ou seja, até 1 de maio de 2017. Consulte o Regulamento (CE) Nº 661/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de julho de 2009", Capítulo III, Artigo 13, Parágrafo 5.