Guia da rotulagem dos pneus - Implementação da rotulagem dos pneus

Implementação da rotulagem dos pneus

Rotulagem dos pneus Publicado no 08/10/12

Os primeiros pneus rotulados estão a chegar aos circuitos de distribuição e estarão em breve nas lojas. Na internet, os sítios de venda de pneus começam também a apresentar o rótulo nas fichas produtos. Todos preparam-se para responder às perguntas que os automobilistas não deixarão de fazer.

Implementação da rotulagem Copyright © : Pirelli

Já viu este famoso rótulo ? Os primeiros lotes de pneus rotulados estão a ser entregues nos principais centros automóveis e deverão rapidamente encher as prateleiras.  

O mesmo se verifica nos  vendedores de pneus na internet que estão a integrar a rotulagem das performances nas fichas produtos. Tudo deve estar pronto antes do dia 1 de Novembro, data em que a regulamentação será aplicada em todos os países da União Europeia. 

Com este rótulo, que lembra o rótulo energético que acompanha os electrodomésticos, os automóveis ou as descrições de apartamentos,  o consumidor vai poder escolher com mais facilidade os seus pneus. 

Antes o consumidor baseava-se na reputação da marca, nos conselhos dos vendedores ou, para os mais bem informados, nos testes publicados na imprensa automóvel. Agora, o consumidor vai poder comparar ele mesmo os pneus de acordo com três critérios de performance :

  • A eficiência energética :  o papel do pneu no consumo de combustível e nas emissões de CO2 ;
  • A travagem em piso molhado,  performance associada à segurança ;
  • O ruído de rolamento externo,  performance associada à qualidade de vida.

Assim, ao basear-se na rotulagem, o consumidor poderá escolher pneus mais ecológicos, mais económicos e mais seguros.

Em todos as redes de distribuição, o verão foi aproveitado para preparar esta nova realidade.  Formações foram dadas às pessoas especializadas no sector do pneu e aos trabalhadores dos centros automóveis para que possam explicar os benefícios da rotulagem aos seus clientes e responder às eventuais perguntas.

Os fabricantes não ficam atrás. A maioria das grandes marcas propõe nos respectivos sítios Internet, vídeos pedagógicos sobre a rotulagem europeia dos pneus.

Affichage étiquette pneu sur le site KwikFitCopyright © : Kwikfit

lab_bridgeCopyright © : Bridgestone