Guia da rotulagem dos pneus - Com o Cinturato P7 Blue, a Pirelli lança o primeiro pneu AA do mercado

Com o Cinturato P7 Blue, a Pirelli lança o primeiro pneu AA do mercado

Rotulagem dos pneus Publicado no 03/07/12

Desde o dia 1 de Junho, os fabricantes podem dar a conhecer as performances dos seus novos pneus. Com o Cinturato P7 Blue, a Pirelli coloca a fasquia muito alta: é o primeiro fabricante a comercializar um pneu com a classificação AA. Isto significa que o pneu apresenta uma pontuação máxima na travagem em piso molhado e na eficiência energética. Os outros fabricantes não estão longe, mas só deverão apresentar pneus AA em 2013.

O Pirelli Cinturato P7 Blue, primeiro pneu com rótulo AA Copyright © : Pirelli

O Pirelli Cinturato P7 não é um novo pneu. Lançado em 2009, ganhou uma reputação de pneu de baixo consumo com performances elevadas e equilibradas. Com bons resultados em vários testes, este pneu está homologado como equipamento de origem por vários construtores (Alfa Romeo, Audi, BMW, Mercedes, Mini, Volkswagen…).

A evolução Blue do Cinturato P7, apresentada no Salão internacional do pneu em Essen, é ainda melhor. Nomeadamente em termos de travagem em piso molhado e eficiência energética – dois dos três critérios da rotulagem europeia dos pneus.

No seu stand em Essen, a Pirelli apresentou a futura rotulagem regulamentar do seu novo pneu na dimensão 235/45 R17 XL (berlinas GT, coupés e outros desportivos). Uma dimensão que não é particularmente favorável aos testes de travagem em piso molhado e de resistência ao rolamento.

Resultados do Cinturato P7 Blue :

  • Eficiência energética (contribuição no consumo de combustível) : A
  • Travagem em piso molhado : A
  • Ruído de rolamento externo : 72 db (nível conforme à futura norma).

Com o Cinturato P7 Blue, a Pirelli é o primeiro fabricante a propor um pneu com a classificação AA na mercado, ou seja a nota máxima atribuída para a travagem em piso molhado e a eficiência energética. Outros devem seguir em breve, mas não são anunciados pneus AA antes de 2013.

Precisão : os resultados só são válidos para uma determinada dimensão. Com efeito, as performances consideradas podem variar em função nomeadamente do diâmetro e da largura do pneu. Assim, não podemos aplicar o AA ao conjunto da gama Cinturato P7.

Para alcançar esse bom resultado, a Pirelli baseou-se na experiência adquirida durante o seu primeiro ano de competição na Fórmula 1. O Cinturato P7 Blue beneficiou particularmente das mesmas ferramentas de simulação de modelação que as borrachas de competição. O fabricante afirma-o claramente, porque o Cinturato P7 Blue partilha o seu nome de gama com o pneu de chuva do campeonato de Fórmula 1.

Destinado às berlinas médias e grandes, o Cinturato P7 Blue será comercializado a partir de 1 de Julho de 2012. Será imediatamente disponível em 11 dimensões, às quais serão adicionadas mais três até ao final do ano. Será um pneu de reposição, que complementará o Cinturato P7.

Mais informações em breve.