Guia da rotulagem dos pneus - 2 500 km com um único depósito : novo recorde para a Ford e Continental

2 500 km com um único depósito : novo recorde para a Ford e Continental

Rotulagem dos pneus Publicado no 04/10/12

Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink, dois pilotos noruegueses, ultrapassaram o recorde do percurso mais longo de carro com um único depósito de combustível. Em dois dias, os dois pilotos percorreram mais de 2 500 km com um Ford Mondeo Econetic 1,6L turbo diesel equipado de pneus Continental da gama ContiEcoContact 5. Um sucesso a referir no âmbito da apresentação das performances dos pneus, nomeadamente em matéria de resistência ao rolamento e contribuição no consumo de combustível.

Knut Wilthil Copyright © : Continental

Enquanto os primeiros rótulos começam a aparecer nos pneus novos, os fabricantes comunicam sobre a excelência dos seus produtos nas performances abrangidas pela rotulagem europeia: travagem em piso molhado, contribuição no consumo de combustível e ruído de rolamento externo.

É nomeadamente o caso do Continental que ultrapassou com a Ford o recorde do percurso mais longo com um único depósito de combustível. Esta proeza teve lugar em maio, entre Helsinki (Finlândia) e Skedsmo (Noruega). O carro, um Ford Mondeo Econetic 1,6L turbo diesel, estava equipado de pneus Continental ContiEcoContact 5, conhecidos pela sua baixa resistência ao rolamento, na dimensão 205/60 R16 e enchidos com uma pressão de 2,8 bar.

Em 46 horas, Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink, os dois pilotos noruegueses, percorreram exactamente 2 536,4 quilómetros sem colocar uma gota de combustível no depósito (71 l). O que equivale a um consumo médio de 2,8 l de combustível para 100 km.

2500 km com um único depósitoCopyright © : rezulteo

A estrada levou-os para a costa oeste da Finlândia, para Haparanda, em seguida rumaram para sul, ao longo da costa este da Suécia, para Uppsala. A partir de Uppsala, prosseguiram via Orebro até Uddevalla antes de alcançar Oslo, na Noruega. Como ainda havia combustível no depósito, os dois pilotos rumaram para norte. O carro parou a sul de Skedsmokors, no município de Skedsmo.

Que parte do sucesso pertence aos pneus neste recorde ? A Continental estima uma poupança de combustível de 3% induzida pelos pneus ContiEcoContact 5 em relação a um pneu clássico, o que permite percorrer cerca de 75 quilómetros adicionais.