Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Yokohama Advan Sport V105 : um pneu altas performances para desportivos e carros de luxo

Yokohama Advan Sport V105 : um pneu altas performances para desportivos e carros de luxo

Novos pneus Publicado no 19/03/13 por João

Sucessor do renomado V103, o Advan Sport V105 da Yokohama alia performance e prazer de condução graças a várias melhorias tecnológicas oriundas da competição. Os amadores de carros potentes vão gostar…

Pneus Altas Performances Yokohama Pneus Altas Performances Yokohama - Copyright © : Yokohama

 

Com o Advan Sport V105, a Yokohama visa o segmento das berlinas de luxo (MercedesAudiBMW…) e dos ultra desportivos (Aston Martin, Porsche…) Neste terreno, o fabricante tem muitos argumentos válidos. O seu novo pneu UHP (ultra altas performances) beneficia directamente da experiência adquirida no Campeonato do mundo dos carros de turismo (WTCC), do qual é o fornecedor oficial desde 2006.

Yokohama fournisseur officiel du championnatCopyright © : WTCC

Além disso, grande parte do desenvolvimento foi realizada no circuito de Nurburgring, fortaleza das grandes marcas alemãs. O que convenceu a Mercedes-Benz, que escolheu o Advan V105 para ser o pneu de origem dos modelos SL, SLK, CLS e C Class.

 

 

Um perfil redesenhado para melhorar a aderência e o conforto de condução

Se o compararmos com o seu antecessor, o Advan Sport V103, o V105 oferece uma banda de rolamento inteiramente redesenhada. O perfil permanece assimétrico, com uma face interna optimizada para a aderência em piso molhado e uma face externa optimizada para os pisos secos. Quanto ao resto, tudo foi revisto.

 

Perfil do pneu Yokohama Advan Sport V105Copyright © : Yokohama

    • Três largos canais longitudinais e um mais pequeno asseguram uma drenagem optimizada da água e minimizam os riscos de aquaplanagem.
    • Um sistema de cavidades colocadas ao longo destes canais (alternância dos passos com 5 variações) permite reduzir o ruído de rolamento.
    • Os blocos de borracha foram desenhados em « colina » (arredondados) para aumentar a aderência reduzir o desgaste. Permitem ao mesmo tempo optimizar a repartição das pressões com o solo e a dissipação do calor.

    Uma mistura de borracha mais eficaz e mais resistente

    A Yokohama propõe uma nova mistura de borracha para o Advan Sport V105. A inovação assenta na repartição mais densa e mais regular dos grãos de sílica (processo « micro-sílica ») na mistura. Entre os componentes, encontramos o óleo de casca de laranja, que torna a borracha mais fácil de trabalhar. Resultado : uma resistência optimizada ao desgaste e uma aderência reforçada em piso molhado.

    Uma carcaça mais rígida e mais leve

    Outra melhoria oriunda da competição : a carcaça "pseudo radial". Enquanto que as fibras são habitualmente posicionadas a 90° em relação à superfície do pneu, os engenheiros japoneses inclinaram-nas a 80° para o Advan Sport V105. Assim, as paredes obtidas são "trianguladas", como os raios de uma roda de bicicleta, resistindo melhor às forças longitudinais de tracção e de travagem.

    Carcaça do pneu Yokohama Advan Sport V105Copyright © : Yokohama

     

    Aliada à tecnologia multi-camadas « Matrix Body Ply », esta inovação permite melhorar a precisão da direcção em todos os tipos de pisos e reduzir o peso em mais de 4%. (– 4.6% num 265/35 ZR 19).

    Performances optimizadas

    Estas tecnologias permitem ao Yokohama Advan Sport V105 melhorar significativamente as suas performances em relação ao Advan V103:

      • Melhoria da travagem em piso molhado de 14%
      • Melhoria da manobrabilidade em piso molhado de 11%
      • Redução do ruído de 15%

      Teste de performances du Yokohama Advan Sport V105Copyright © : Yokohama

      *Teste efectuado com um pneu V105 265/35R19