Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Yokohama Advan Neova AD08 R, para a estrada e o circuito

Yokohama Advan Neova AD08 R, para a estrada e o circuito

Novos pneus Publicado no 02/04/14 por João

Na gama dos pneus desportivos, o fabricante Yokohama sempre foi pioneiro. O seu recém-chegado, o AD08R não foge à regra oferecendo um verdadeiro concentrado de competição homologado para uma utilização na estrada.

Yokohama Advan Neova AD08 R O pneu Yokohama Advan Neova AD08 R destina-se a uma utilização na estrada muito desportiva - Copyright © : Yokohama

Um pneu radical, mais polivalente

Apesar da sua banda de rodagem ser específica e com poucos entalhes, o Neova AD08R não está ao lado dos A021R, A032R e A048 na gama dos semi-slicks do fabricante. Classificado como um pneu ultra desportivo de estrada, continua a ser um pneu específico destinado a uma utilização de estrada muito desportiva e uma condução ocasional em circuito.

 

O Advan Neova ADO8R vem substituir o AD08. Esteticamente o recém-chegado não evolui e mantém os elementos que fizeram o sucesso do seu antecessor :

  • O ombro contínuo dos blocos assegura uma excelente rigidez da banda de rodagem a fim de favorecer a aderência. As ranhuras têm na sua base estrias projectadas para manter uma boa estabilidade numa condução exigente.
  • As paredes foram também reforçadas por um inserto de aço na carcaça, proporcionando um desempenho optimizado em curva. As performances em piso molhado são asseguradas pelas ranhuras arredondadas responsáveis pela drenagem da água.

    Mas as verdadeiras mudanças situam-se ao nível da borracha com a chegada do MS Compound 2R, uma mistura optimizada para o desempenho. É composta de carbono, micro sílica, polímeros misturados com macro moléculas e óleo de laranja. Uma combinação destinada a melhorar a aderência em piso e em piso molhado e as características desportivas em qualquer circunstâncias.

    Yokohama Advan Neova AD08 RCopyright © : Yokohama

    Uma melhoria das performances notória !

    Circuito TsukubaCopyright © : Yokohama

    Para avaliar as performances e os progressos realizados, a Yokohama organizou testes comparativos com um Toyota GT86 equipado com pneus 225 45R17 91W como base de comparação.

    Em termos de performances puras, o Neova AD08R é em média 0,685 segundos mais rápido numa volta do circuito de Tsukuba (cronometragem em sessões de 5 voltas).


    A Yokohama realizou também testes comparativos com veículos preparados que poderá descobrir no vídeo abaixo :

    Nos testes de travagem, o recém-chegado é também mais eficiente do que o seu antecessor travando 3% mais curto em piso seco e 5% mais curto em piso molhado (teste realizado a 100 km/h num Honda Civic Type R equipado com pneus 225 45R17 91W).