Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Uniroyal RainSport 3 : o teste

Uniroyal RainSport 3 : o teste

Novos pneus Publicado no 12/05/14 por João

Para fazer a avaliação do seu RainSport 3, o fabricante Uniroyal convidou-nos no circuito de Valência, em Espanha com o objectivo de mostrar ao público a homogeneidade deste novo pneu.

Uniroyal RainSport 3 MiniCooper no circuito O fabricante Uniroyal convidou-nos no circuito de Valência em Espanha, para avaliar o novo pneu RainSport 3 - Copyright © : rezulteo

Ao volante de um Mini JCW Challenge

Vários ateliers foram propostos. O primeiro é numa pista de karting ao volante de verdadeiros carros de corrida, Mini John Cooper Works Challenge.

O traçado particularmente sinuoso, alterna curvas de 180º e curvas que requerem ângulos de direcção diferentes.

A geometria agressiva dos veículos, o revestimento abrasivo e o traçado muito técnico põem os pneus à prova. Nestas condições muito (demasiado ?) exigentes para um pneu de turismo, o RainSport 3 passa com honras. Globalmente o pneu proporciona um feeling positivo e mostra-se seguro, mesmo se não foi concebido para os trackdays.

 

Em circuito

Para ter uma ideia do potencial deste pneu em condições reais, a Uniroyal propôs um teste no circuito de Valência numa configuração um pouco especial. O circuito era segmentado de porções alternadas de zonas secas e húmidas. Nestas condições o RainSport 3 surpreende. É eficaz em piso seco, mesmo se não é tão preciso que um ContiSportContact 5, e propõe prestações excelentes. O pneu é preciso e oferece uma consistência regular em todos os veículos utilizados neste teste (Golf 7 GTiSeat Leon TFSi 180 cavalos, Mercedes GLA etc...). 

Uniroyal RainSport 3 teste em circuitoCopyright © : rezulteo

RainSport 3 era muito aguardado nas zonas húmidas, e não foi nenhuma decepção. Revela uma eficiência bastante impressionante. Consegue evacuar com uma certa insolência níveis de água importantes e proporciona ao veículo uma estabilidade segura. As inscrições em curva são precisas, e mesmo adoptando uma condução caricatural, o pneu desempenha o seu papel limitando perfeitamente os fenómenos de subviragem e de sobreviragem.

 

Para concluir

De acordo com a Uniroyal, o RainSport 3 ultrapassa o seu antecessor com uma redução das travagens em piso molhado de 8%, mas também uma melhor aderência à estrada e uma eficiência energética optimizada. Se não tivemos a oportunidade de avaliar este progresso, foi possível apreciar a segurança e a homogeneidade deste pneu considerado um valor seguro no seu segmento.

 

 

<< Uniroyal RainSport 3 : o regresso do pneu chuva