Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Turanza T001 : o novo pneu touring da Bridgestone

Turanza T001 : o novo pneu touring da Bridgestone

Novos pneus Publicado no 06/06/12

Destinado a uma vasta gama de veículos de passageiros, o Turanza T001 beneficia das últimas tecnologias desenvolvidas pela Bridgestone. Com o seu perfil assimétrico, a sua mistura de borracha rica em sílica, a sua concepção inovadora, este pneu premium oferece de acordo com a marca « uma perfeita harmonia entre segurança, conforto, longevidade e respeito pelo ambiente ».

Pneu Bridgestone Turanza T001 Copyright © : Bridgestone

Apresentado no Salão de Genebra, o Turanza T001 é o novo pneu premium da gama turismo da Bridgestone. Destina-se a equipar uma vasta gama de veículos, do compacto à grande berlina. Este pneu substituirá gradualmente o Turanza ER300, pneu apreciado pelas suas performances em termos de segurança e ambiente.

O Turanza T001 beneficia das mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas pela marca : composto de alto teor de sílica, processo NanoPro Tech, multirib design… O pneu foi especialmente optimizado para responder aos critérios da futura rotulagem europeia dos pneus.

Objectivos da concepção

  • Melhoria da segurança e do controlo, nomeadamente em piso molhado.
  • Redução da resistência ao rolamento (consumo de combustível, emissões de CO2).
  • Aumento da longevidade quilométrica.
  • Optimização do conforto de condução (manobrabilidade, ruído).

Desafio
Sabendo que a segurança em piso molhado e a resistência ao rolamento são performances antagonistas, a Bridgestone encontrou uma solução equilibrada ao desenvolver uma nova mistura de borracha e ao reformular todas as zonas do pneu (banda de rolamento, ombros, carcaça…).

As performances
Os testes foram realizados com pneus de dimensão 205/55 R16 91V montados num veículo de tipo Volkswagen Golf 2.0 TDI. Seguem as principais diferenças em relação ao seu antecessor :

  • Segurança. Em piso molhado, o pneu Bridgestone Turanza T001 trava 1 metro mais curto (em média para passar dos 80 km/h à paragem completa)
  • Resistência ao rolamento. Foi melhorada de 19%, o que permite reduzir de 2,3% o consumo de combustível.
  • Conforto. O ruído de rolamento foi reduzido de 1 dB, ou seja uma redução dos ruídos sonoros de 20%.
  • Longevidade. O pneu Turanza T001 permite percorrer 15% de quilómetros suplementares.

Os concorrentes do Bridgestone Turanza T001

MichelinPrimacy 3
PirelliCinturato P7
ContinentalContiPremiumContact 5
GoodyearEfficient Grip