Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Testei o ContiPremiumContact 5 num Caterham R300

Testei o ContiPremiumContact 5 num Caterham R300

Novos pneus Publicado no 06/06/12 por João

Para testar o seu mais recente pneu premium, a Continental reservou-nos uma pequena surpresa. Em vez de montar o pneu numa berlina, veículo para o qual é normalmente destinado, o fabricante fez-nos testar o pneu numa lenda : um Caterham R300. Balanço da prova : o ContiPremiumContact 5 saiu com honras.

Teste do pneu ContiPremiumContact 5 num Caterham R300 Teste do pneu ContiPremiumContact 5 num Caterham R300 - Copyright © : Continental

Habitualmente, o teste de um pneu da categoria do ContiPremiumContact decorre de acordo com um padrão bem definido: um circuito geralmente num país da Europa do Sul, com uma série de berlinas afinadas, de preferência alemães: BMWAudi e outros… Os desafios e o posicionamento exigem que os tópicos abordados estejam em linha com as expectativas dos veículos alvo. Desta vez, a Continental decidiu surpreender os jornalistas e testar este pneu noutras condições…

 

Titre  Teste do pneu ContiPremiumContact 5 num Caterham R300Copyright © : Continental

 

Encontro marcado no circuito de Mortefontaine, em França. Aí, nem BMW nem Audi em vista, mas um… Caterham R300. Este famoso carro é considerado a quintessência do automobilismo desportivo. Inteiramente dedicado à performance, é dotado de um motor Ford Duratec 2,0 l com uma potência de 175 cavalos para um peso excepcionalmente baixo de 535 kg. Esta excelente relação é explorada por um chassis eficaz mas rústico, que não beneficia de nenhuma ajuda à condução : nem ABS, nem assistência na travagem, nem direcção assistida e ESP !

 

Objectivo : testar o ContiPremiumContact 5 sem nenhum filtro

O nosso teste será realizado em várias etapas. Começamos por exercícios que nos colocam em situação de travagem de emergência, de manobra de desvio, de slaloms…  É impossível comparar esta combinação carro -pneu a algo conhecido! Uma coisa é certa: funciona perfeitamente. O conjunto é coerente e homogéneo.

 

Essai du pneu ContiPremiumContact 5 sur une Caterham R300Copyright © : Continental

 

Em seguida, efectuamos o teste no circuito de Mortefontaine, utilizado por vários construtores automóveis. Este circuito reproduz todas as situações que se podem encontrar na estrada: relevo, revestimento degradado, curva inclinada, etc. Circundado de árvores, penedos, marcos de betão e raios, não permite nenhum erro …  Sobretudo com um veículo como o Caterham cuja segurança passiva é próxima do zero.

Uma vez ao volante, é possível apreciar a capacidade do ContiPremiumContact em conter o entusiasmo da mecânica em saída de curvas. Uma vantagem inegável associada à qualidade da borracha, mas também ao tamanho dos pneus (205/55 R17). As curvas sucedem-se com um comportamento neutro coerente com o posicionamento do pneu. Claro que, se puxado ao limite, nota-se uma falta de precisão, bem justificável.

No final, o ContiPremiumContact 5 deu-nos uma impressão muito positiva, embora tivéssemos gostado de o testar também em condições normais.

 

Ler também

>> ContiPremiumContact 5 : as performances 
>> ContiPremiumContact 5 : a tecnologia
>> ContiPremiumContact 5 : as dimensões