Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Tentamos o Nokian WR D4

Tentamos o Nokian WR D4

Novos pneus Publicado no 24/03/15 por Julien

O especialista finlandês Nokian comercializa o WR D4. Este pneu carateriza-se como sendo o primeiro pneu de inverno a obter a classificação A na rotulagem europeia na travagem em piso molhado. A Nokian anuncia excelência nas condições de inverno e polivalência. Está a cumprir as suas promessas ? Fomos verificar na Lapónia.

Nokian WR D4, pneu de inverno Teste na Lapónia do novo Nokian WR D4 classificado A na travagem em piso molhado, o primeiro da sua categoria - Copyright © : Nokian Tyres

WR D4 vem substituir o WR D3 que já substituía o famoso WR G2. Devido a esta filiação honorífica, este pneu é logicamente prometedor. Um fato comprovado pelas inegáveis competências da Nokian no registo do pneu de inverno.

O WR D4 é um pneu estratégico para a Nokian. Sendo o concorrente direto do Michelin Alpin 5 e outro Goodyear UltraGrip 9, este pneu evolui num segmento ultra concorrencial onde atores eficazes não faltam.

Portanto, deve ser diferenciado por argumentos sérios e sobretudo, suplantar o seu antecessor que se distinguiu muito favoravelmente em vários testes. 

Luz sobre o novo pneu de inverno Nokian WR D4Copyright © : Nokian Tyres

 

primeiro trunfo que a Nokian deseja sublinhar é a segurança que este pneu é suscetível de proporcionar em qualquer circunstâncias. 
Uma performance legítima com base nos resultados anunciados pela Nokian ao nível da rotulagem europeia (A na travagem em piso molhado em algumas dimensões).

O WR D4 também evoluiu ao nível das capacidades de inverno puras.

Os desenvolvimentos assentaram na banda de rodagem, na mistura de borracha e na estrutura do pneu : a banda de rodagem direcional foi otimizada ao nível dos blocos de borracha cujos cortes e articulações são particularmente cuidados para favorecer a rigidez e melhorar a evacuação da água, neve derretida, lama... 

Os "Snow Performance Blocks" foram particularmente otimizados para a aderência na neve : 

 

Performances blocks Snow Nokian WR D4Copyright © : Nokian Tyres

A mistura de um pneu de inverno é determinante. A mistura do WR D4 com sílica utiliza extrato de óleo de colza. A Nokian anuncia um nível de performances estável independentemente da temperatura sem que a longevidade seja afetada.

Esta borracha permite também obter uma boa eficiência energética e um nível sonoro moderado.

 

Para quem e que veículos ?

O WR D4 é um  pneu alpino. É por consequência recomendado para os países da Europa central onde as condições de inverno não são consideradas nórdicas.

É comercializado nas dimensões entre 14 e 20 polegadas e destina-se principalmente aos veículos citadinos, ligeiros e sedãs para um uso polivalente. Algumas dimensões estão disponíveis em run flat. Para a disponibilidade, será necessário aguardar pelo inverno 2015, e por consequência uma colocação à venda no próximo verão. Para os veículos desportivos e potentes, é preferível orientar-se para o WR A3.

 

O teste nórdico de um pneu alpino

A Nokian convidou-nos a testar o WR D4 num contexto repleto de dificuldades para este pneu. Com efeito, fomos testá-lo na Finlândia, a norte do círculo polar ártico, em condições mais rigorosas que aquelas previstas para a evolução do WR D4.
O teste foi efetuado ao volante de um veículo potente, um Audi RS5 de 450 cavalos, equipado felizmente de uma transmissão integral.

Teste do Nokian WR D4 na neveCopyright © : Nokian Tyres

Se não tivemos a oportunidade de apreciar o WR D4 no conjunto das suas performances, a nossa sessão de condução permitiu no entanto obter uma primeira opinião, positiva.

Notamos que em condição de condução no asfalto, o nível sonoro pareceu-nos muito contido.

As condições diversas encontradas durante o nosso períplo (gelo, neve calcada, neve fresca etc) evidenciaram uma boa aderência geral. Os limites alcançados no gelo sendo perfeitamente lógicos. Os quilómetros efetuados evidenciaram a aderência segura proporcionada pelo pneu, e o comportamento em estrada coerente e homogéneo na neve.

Aguardamos ansiosamente pelos primeiros resultados dos testes deste pneu, para saber se o seu potencial está confirmado e como se situa na hierarquia. Mas estamos muito otimistas....

 

Informações lúdicas para o condutor 


O WR D4 retoma as indicações recentemente introduzidas pelo fabricante sobre os seus pneus, visando informar e responsabilizar o condutor de forma lúdica :

Parede do Nokian WR D4Copyright © : Nokian Tyres

    • DSI (Driving Safety Indicator) : trata-se de uma menção visualizada na banda de rodagem que simboliza o nível de performances de inverno do pneu em função do seu desgaste.
    • As informações na parede : A Nokian disponibiliza informações associadas à montagem, ou seja, localização do veículo, binário de aperto da roda e pressão.