Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Proxes CF2 : o novo pneu topo de gama da Toyo

Proxes CF2 : o novo pneu topo de gama da Toyo

Novos pneus Publicado no 29/07/13 por João

Eficiência energética, travagem em piso molhado, longevidade : o pneu Toyo Proxes CF2 evolui em todas as áreas em relação ao seu antecessor. Isto é confirmado pela rotulagem das performances (C, B, 70). Beneficiando da mais recente tecnologia desenvolvida pelo fabricante japonês, este pneu alta performance destina-se aos carros compactos, berlinas e monovolumes.

Toyo Proxes CF2, um pneu verão com eficiência melhorada Toyo Proxes CF2, um pneu verão com eficiência melhorada - Copyright © : Toyo

A implementação da rotulagem europeia incita os fabricantes a rever as suas gamas. Nomeadamente aquelas mal classificadas em relação aos critérios abrangidos pelo rótulo. Este é o caso da Toyo com a sua gama Proxes, cujo modelo CF1 apresenta um medíocre F para a eficiência energética e um C bastante médio para a eficiência da travagem em piso molhado.

O seu sucessor, o Toyo Proxes CF2, evolui significativamente nestes dois pontos. Integra uma mistura de borracha hight-tech, um perfil mais rígido e uma construção mais leve, consegue oferecer uma resistência ao rolamento optimizada, uma redução das distâncias de travagem e uma maior quilometragem.

 

Baixa resistência ao rolamento

Mistura de borracha com elevado teor de sílicaCopyright © : Toyo
De acordo com a Toyo, a resistência ao rolamento do Proxes CF2 foi optimizada de 25% em relação ao Proxes CF1. O valor da rotulagem passa também de F para C, garantindo uma eficiência energética (consumo de combustível) satisfatória. Para alcançar este resultado, a Toyo desenvolveu uma mistura de borracha com elevado teor de sílica integrando, entre outros, um polímero « super activo » que permite uma distribuição optimizada da sílica. O fabricante optimizou também a rigidez longitudinal do perfil e aligeirou a estrutura do pneu.

 

 

Segurança em piso molhado

Escultura do pneu Toyo Proxes CF2Copyright © : Toyo
A Toyo optimizou também o seu pneu no campo da segurança. A eficiência de travagem em piso molhado do Proxes CF2 foi optimizada de 15% em relação ao Proxes CF1. No rótulo, passa de C para B. Estes bons resultados devem-se em particular ao polímero « Grip » da nova gama que favorece a aderência à estrada em piso húmido. Mais rígido e avançado, o design do perfil torna o pneu mais seguro, mesmo em velocidade elevada.  Dispõe de ranhuras mais largas que drenam eficazmente a água, o que aumenta a resistência à aquaplanagem.

 


Quilometragem e conforto de condução

A estrutura do pneu Toyo Proxes CF2Copyright © : Toyo
Terceiro ponto optimizado pela Toyo : a longevidade. O fabricante anunciou um aumento da quilometragem de 41% em relação ao modelo CF1 : um trunfo importante em tempo de crise… Para isso, os engenheiros introduziram um polímero resistente ao desgaste na mistura de borracha. A rigidez longitudinal do perfil e a estrutura do pneu também foram melhoradas. O pneu Toyo Proxes CF2 beneficia assim de uma cinta em aço e de novos blocos dos ombros que permitem ao pneu deformar-se em função do piso para um melhor conforto e mais segurança. O pneu é também mais silencioso : com um ruído de rolamento externo de 70 dB, é classificado nível 2 no rótulo europeu.

 

Disponibilidade

O Toyo Proxes CF2 está disponível em 45 dimensões de 15 e 16 polegadas (índices H e V) e em 17 polegadas (índice V).