Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Pneus de inverno Toyo : o teste de Rezulteo

Pneus de inverno Toyo : o teste de Rezulteo

Novos pneus Publicado no 14/03/14 por João

A Toyo é um fabricante cuja notoriedade assenta fortemente nas suas gamas desportivas. Uma injustiça que o fabricante japonês deseja corrigir ao apresentar-nos as suas novas gamas de inverno a fim de poder compará-las com os líderes do mercado.

Toyo Tests Snowprox Rezulteo teste trois nouveaux pneus hiver Toyo sur circuit ! - Copyright © : rezulteo

O ADN do fabricante Toyo é marcado de paixão automóvel. Se desenvolve e expande as suas gamas com produtos como o NanoEnergy lançado há já alguns anos, as gamas 4x4 e desportivas são referências nas comunidades dedicadas.

É com naturalidade que a gama Proxes se impôs nos proprietários de veículos desportivos, e nomeadamente nos praticantes de track-days com o incontornável Proxes R888. Um pneu também conhecido pelo seu design agressivo e a sua aderência fora do comum

A Toyo convidou-nos no circuito de Val Thorens (França) para demonstrar que além das gamas desportivas, o fabricante japonês é também pertinente no sector dos pneus de inverno e nórdicos.

O desafio era muito elevado, e a Toyo queria oferecer-nos um confronto directo com os produtos Nokian, cujas prestações de inverno são uma referência.

Foram propostos três produtos para o teste, que vamos apresentar do mais versátil àquele destinado a uma utilização nórdica mais extrema : Snow Prox S943, Observe GSi-5 e Observe G3-Ice.

 

Snow Prox S943 : um pneu de inverno para uma utilização em estrada

Toyo VolkswagenCopyright © : rezulteo

O nosso teste começa com o pneu de referência da gama inverno da Toyo : o S943. Este pneu destinado aos veículos ligeiros, sedãs e sedãs médios está disponível em 42 dimensões que variam entre 14 e 17 polegadas.

Este pneu oferece as mais recentes evoluções tecnológicas do fabricante, com uma nova mistura que permite baixar a resistência ao rolamento e oferecer uma rigidez de borracha constante qualquer que seja a temperatura.

A banda de rodagem distinga-se através de canais longitudinais largos para uma boa evacuação da água e da neve. 

Para nos permitir avaliar as performances deste pneu, a Toyo escolheu confrontá-lo com o Continental ContiWinterContact TS 830 P em 225/45R17 91H num VW Golf VII sob a forma de uma condução livre numa pista coberta de neve fresca.

É preciso reconhecer que nestas condições as performances desses dois pneus são muitos próximas. Um ponto positivo para o Toyo que tinha o papel de outsider neste confronto.

O Continental distinga-se por uma boa estabilidade mas exige um maior ângulo de volante em comparação com o Toyo que se destaca por uma excelente motricidade. Num caso como no outro, estes pneus oferecem boas performances e teria sido necessário compará-los noutras circunstâncias (asfalto, piso seco e molhado etc...) para desempatá-los

 

Observe GSi-5, um pneu para condições rigorosas

Toyo teste Hakkapeliitta RCopyright © : rezulteo

Com o GSi-5, passamos para um produto mais característico, claramente orientado para os invernos rigorosos e uma utilização regular nos pisos com neve.

Destinado aos sedãs, 4x4 e SUV, tivemos a oportunidade de o confrontar com uma referência, o Nokian Hakkapeliitta R, num veículo com transmissão integral permanente (Audi Q5 Quattro).

O percurso proposto para testar sucessivamente estes pneus foi um slalom com declive. Coberto com neve fresca e gelo em alguns lugares, este slalom permite destacar pneus que oferecem um bom rigor e uma boa constância. O Nokian é muito preciso, mas o Toyo revela-se estável com um bom equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro.

Em geral, as performances são próximas, mesmo se estes pneus se exprimem de forma diferente.

Impossível contudo de deduzir qualquer hierarquia, iremos reter apenas as performances surpreendentes do Toyo que se orgulha de competir com um pneu de inverno de referência.

 

Observe G3-Ice, para condições extremas

Toyo Teste AudiCopyright © : rezulteo

O nosso teste termina com o pneu de inverno, mais extremo da gama Toyo : o Observe G3-Ice, um pneu nórdico adaptado para a colocação de pregos.

O mais recente da gama, este pneu distingue-se pela sua grande bagagem tecnológica. Começando pela implementação de pregos para melhorar a tracção e a redução do volume sonoro.

Disponível sem ou com pregos, é nesta última configuração que tivemos a oportunidade de o testar e de o comparar, mais uma vez, com um pilar da categoria, o Nokian Hakkappelitta 7 com pregos

O veículo utilizado nestes testes é um Audi A4 (tracção dianteira) e o módulo que serviu de base para o teste foi um slalom no gelo. Um verdadeiro juiz de paz para o Toyo que se mostra menos incisivo que o Nokian mas também mais neutro e seguro. Nestas condições, o Toyo mostra-se superior, se é menos preciso, permanece  facilmente controlável e oferece uma eficiência geral bem superior. Sensações que traduzem orientações de concepção diferentes, mas um rigor de desenvolvimento comum.