Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Novos pneus na Nokian : iLine e eLine 2

Novos pneus na Nokian : iLine e eLine 2

Novos pneus Publicado no 01/02/16 por Alexandre Lenoir

O fabricante Finlandês Nokian lança dois novos pneus de verão, iLine e eLine 2 concebidos para enfrentar condições de condução por vezes difíceis graças ao dispositivo Venturi Groove e à tecnologia Coanda.

Nokian eLine 2 Os novos pneus de verão Nokian iLine e eLine 2 ideais para condições difíceis. - Copyright © : Nokian-2016

Com diâmetros entre 13 e 16 polegadas, o novo iLine é adaptado para os veículos dos segmentos citadinos e ligeiros. Foi concebido para enfrentar condições de condução por vezes difíceis devido ao clima da Europa central sendo resistente às agressões do cascalho e dos revestimentos danificados pelo tempo. Disposto nos ombros interiores e exteriores do pneu, o dispositivo Venturi Groove tem nomeadamente por missão prevenir a aquaplanagem. Se o esculpido colocado entre os blocos aceleram a evacuação da água, é de fato o desenho de toda a banda de rodagem que foi otimizado neste sentido.
O iLine não fica atrás em termos de economia porque além de resistir às condições climáticas, este pneu oferece também uma baixa resistência ao rolamento e uma resistência ao desgaste. E se o desenho em forma de bola de golfe das paredes tem a virtude de arrefecer o pneu, este permite também reduzir a resistência ao ar e aos ruídos de rolamento. Outra astúcia para reduzir a temperatura da borracha : a adição de óleo de pinho à sílica reduz as fricções entre as moléculas e desta forma o aquecimento da mistura.

Copyright © :
 

Os diâmetros entre 15 e 16 polegadas nos quais serão propostos os pneus da gama eLine abrangem o segmento dos ligeiros. Com rotulagem AA, este pneu reivindica um excelente controlo na travagem em piso molhado assim como uma economia digna dos melhores do segmento. Apesar de ser especialista do pneu de inverno, a Nokian espera ter um nome entre as marcas premium do pneu de verão, nomeadamente focando a sua estratégia na segurança. Neste sentido, o fabricante destaca a sua tecnologia de prevenção da aquaplanagem Coanda cujas ranhuras longitudinais favorecem a extração da água da banda de rodagem. De acordo com a Nokian, existe uma tecnologia similar de orientação dos fluxos no perfil das asas do avião e na Fórmula 1.

Copyright © :
 

A filtração dos ruídos de rolamento está em destaque. Para prevenir a subida das ondas sonoras no habitáculo, a Nokian acumula uma mistura de borracha específica para a parte situada entre a parede e a borracha. Além de um desenho que favorece a evacuação do fluxo de ar, a banda de rodagem inaugura também um indicador de segurança que apresenta, em milímetros, a profundidade das ranhuras. Quando resta apenas 4 mm, é uma banda vermelha que indica a necessidade de ir à uma garagem.

As novas gamas iLine e eLine são esperadas a partir da primavera 2016.