Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Nokian WR SUV 3 : um pneu inverno altas performances para SUV e 4x4 compactos

Nokian WR SUV 3 : um pneu inverno altas performances para SUV e 4x4 compactos

Novos pneus Publicado no 27/05/13 por João

A Nokian prossegue a renovação da sua gama de inverno. Depois de ter apresentado a sua linha Hakkapeliitta dedicada aos pneus nórdicos, o fabricante finlandês apresenta a terceira geração do WR SUV, um pneu de inverno clássico destinado aos SUV de todos os tamanhos. Os seus pontos fortes : uma aderência à estrada e um grip irrepreensíveis em todos os pisos de inverno: seco, húmido, neve derretida, neve fresca, gelo…

Nokian WR SUV 3 : pneu inverno alta performance para SUV Nokian WR SUV 3 : pneu inverno alta performance para SUV - Copyright © : Nokian

Com o seu novo pneu WR SUV 3, a Nokian visa os proprietários de SUV que desejam beneficiar de um equipamento de alta performance quaisquer que sejam as condições da estrada no inverno. O especialista do pneu nórdico sublinha as excepcionais qualidades de aderência na neve e na neve derretida do seu pneu, a sua manobrabilidade e a sua estabilidade, mesmo em velocidade elevada, assim como a sua boa resistência à aquaplanagem. 

Aderência à estrada em todos os tipos de pisos
 

Nokian WR SUV 3 perfilCopyright © : Nokian
Beneficiando das tecnologias mais recentes da marca em matéria de pneus de inverno, o Nokian WR SUV 3 reivindica uma aderência à estrada irrepreensível em todos os tipos de pisos : com neve, húmidos ou secos. Testado em várias regiões da Europa, incluindo o renomado centro de testes Nokian de Ivalo, na Lapónia, o Nokian WR SUV 3 apresenta um perfil assimétrico direccional que lhe confere uma muito boa manobrabilidade. Além disso, a sua sólida nervura central longitudinal proporciona-lhe uma notável estabilidade de condução qualquer que seja o piso, nomeadamente em velocidade elevada. Este novo perfil permite também uma travagem precisa e leve, que deve contribuir para reduzir o consumo de combustível.

Nokian WR SUV 3 Lock SlipeCopyright © : Nokian

Finalmente, o sistema de lamelas 3D Lock Slipe (que pode ser traduzido por « lamelas-bloqueios »), que se estende de um ombro ao outro, garante uma excelente manobrabilidade em curva. O sistema auxilia o bloco da banda de rolamento quando a lamela se abre, graças a um mecanismo de bloqueio integrado nesta última. Vantagens : aumento da vida útil e optimização da resistência à abrasão.

 

Aderência nos pisos com neve

Nokian WR SUV 3 - ranhuras transversaisCopyright © : Nokian

Os blocos do pneu inverno Nokian WR SUV 3 foram optimizados para a aderência, nomeadamente na neve fresca. As múltiplas lamelas retomam esta função nos dias de chuva. O pneu reage muito rapidamente e surpreende com a sua manobrabilidade que resulta de um bom equilíbrio entre a aderência lateral e a aderência longitudinal. Este pneu apresenta desta forma propriedades de aderência superiores às do seu antecessor, o Nokian WR G2 SUV,  na neve ou em piso seco, em curva ou na mudança de via, mesmo em alta velocidade.

mistura de borracha foi desenvolvida para se adaptar à alternância das condições e às velocidades elevadas. A proporção elevada de sílica optimiza a aderência do pneu em piso húmido. A mistura contém também óleo de colza, que aumenta a resistência do pneu aos cortes e reforça a aderência no gelo e na neve. O pneu tem desta forma uma vida útil mais longa sem sacrificar as suas performances.

No que diz respeito à rotulagem europeia, o pneu Nokian WR SUV 3 está classificado B na poupança de combustível e C na aderência em piso húmido (estas classificações variam de acordo com os tamanhos do pneu).

 

Indicadores para facilitar o controlo do pneu

A Nokian integrou vários indicadores de desgaste no pneu. O primeiro apresenta-se sob forma de dígitos gravados na banda central indicando em milímetros a profundidade do perfil do pneu. Os dígitos desaparecem à medida que o pneu se desgasta. O segundo indicador, patenteado pela Nokian, apresenta-se sob forma de um floco de neve. Posicionado também na banda central, este permanece visível até uma profundidade de perfil de 4 mm. Além desse limite, este desaparece, alertando que o pneu já não oferece a mesma protecção contra a aquaplanagem e que é então necessário substitui-lo.

Nokian WR SUV 3 infos pressão e montagemCopyright © : Nokian

Disponibilidade

O Nokian WR SUV 3 estará disponível no Outono de 2013 em 37 tamanhos de 15 a 17 polegadas para todos os tamanhos de SUV. É necessário salientar que a maioria dos pneus estarão disponíveis com um índice de carga reforçado.