Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Nokian WR A4, o teste rezulteo

Nokian WR A4, o teste rezulteo

Novos pneus Publicado no 15/03/16 por Julien Taillandier

O fabricante Nokian acaba de apresentar o seu novo WR A4, um pneu de inverno destinado aos veículos altas performances. Promissor e beneficiando de um forte concentrado tecnológico, tivemos a oportunidade de o testar no circuito da Nokian, na Finlândia.

Nokian WR A4 na neve A banda de rodagem do Nokian WR A4 na neve - Copyright © : Nokian Tyres

O fabricante finlandês Nokian é o especialista incontestável do pneu de inverno. A sua base de teste situada perto do Círculo Polar Ártico, onde descobrimos o  WR A4, é um bom exemplo dos recursos investidos por este fabricante para o desenvolvimento dos seus produtos.  De fato, de todos os centros de desenvolvimento de inverno que tivemos a oportunidade de visitar este é o mais impressionante. Os meios disponíveis para os engenheiros permitem verdadeiramente trabalhar em condições ideais. O túnel de 800 metros destinado aos testes de travagem no gelo é um bom exemplo dos meios investidos e das ótimas condições utilizadas na génese do WR A4.

Performances que evoluem sensivelmente

O WR A4, vem substituir o WR A3. Ocupa o papel do pneu de inverno mais desportivo da gama do fabricante finlandês, como o perfil assimétrico da sua banda de rodagem permite supor. Uma conceção comum com o pneu que substitui, mesmo se os progressos anunciados são significativos.

De fato a Nokian saiu ligeiramente do seu papel de especialista da neve para apresentar um pneu ultra polivalente. Uma evolução apesar deste fabricante recordar que a sua especialidade permanece o inverno rigoroso.

Assim, este pneu é claramente orientado para o desempenho em piso molhado com uma banda de rodagem otimizada para a evacuação da água. Desde a forma do esculpido, ao polimento do fundo dos canais, tudo foi feito para que o pneu seja eficaz na chuva.

Teste do Nokian WR A4Copyright © : Nokian Tyres

Obviamente isto não acontece ao detrimento das performances de inverno puras que beneficiam de todo o saber-fazer da Nokian, particularmente no desenvolvimento da mistura com uma borracha de última geração.

A dimensão desportiva e dinâmica é assegurada por uma estrutura reforçada que utiliza nomeadamente uma tecnologia semelhante às dos coletes à prova de balas.

O teste nas rodas finlandesas.

A sugestão da Nokian para que este pneu fosse testado em condições nórdicas é ousada, porque em teoria este pneu não se destina a condições de inverno tão rigorosas.

De qualquer forma os Audi RS5 equipados com 255 35 R19 96V não parecem intimidados ao aproximar-se dos lagos gelados e das estradas com gelo. Pelo contrário, o feeling de condução e o conforto de rolamento parecem bem superiores àqueles propostos pelos Nokian WR D4 que testamos em condições equivalentes há alguns meses. Apesar deste último ter um posicionamento diferente.

Em curvas grandes com um vento gelado que cobre a estrada com uma película de neve, o WR A4 mostra-se muito seguro. As porções cobertas com neve fresca são abordadas com uma facilidade desconcertante, e nestas condições a combinação da transmissão Quattro do nosso veículo de teste e destes pneus parece imbatível.

Como é lógico, no gelo puro as performances são limitadas, mas nestas condições, apenas um pneu com pregos é capaz de enfrentar o gelo com honra.

Nokian WR A4 em Audi RS5Copyright © : Nokian Tyres

Evidentemente, seria necessário um teste mais longo para avaliar verdadeiramente o potencial deste pneu promissor. Aguardamos com impaciência os primeiros resultados dos testes realizados por organismos oficiais (Adac etc ) para saber como este pneu se posiciona em relação à concorrência.

Para que veículos ?

O WR A4 estará disponível no final do verão de 2016 em mais de 50 dimensões entre 16 e 21 polegadas e para veículos potentes e/ou desportivos. Várias dimensões Run-Flat estão também disponíveis.