Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Nokian Line e zLine SUV : o teste por rezulteo

Nokian Line e zLine SUV : o teste por rezulteo

Novos pneus Publicado no 23/09/14 por João

A Nokian sempre fez parte, e com razão, da categoria dos especialistas do pneu inverno e nórdico. Nos últimos anos, o fabricante finlandês tem tentado provar que a sua gama verão é igualmente eficaz. Tivemos a oportunidade de o confirmar ao testar duas novidades : os Line e zLine SUV.

Teste pneu Nokian na floresta Rezulteo testou a polivalência dos pneus verão Nokian nas florestas da Finlândia - Copyright © : Nokian

gama 4X4/SUV verão da Nokian  está em fase de renovação. Será composta em 2015 do Rotiiva AT, do Rotiiva HT, do Line SUV e do zLine SUV. Os dois últimos produtos podem ser vendidos em maiores quantidades uma vez que serão destinados aos pequenos e médios SUV para o Line e aos grandes para o zLine.

 

Line SUV : polivalência no programa

Nokian Line SUV é um pneu que privilegia a polivalência para os automobilistas que procuram um produto seguro e resistente. Tendo como destino veículos do tipo Toyota Rav 4, ou BMW X1 (disponível nos tamanhos entre 15 e 18 polegadas), este pneu foi concebido numa óptica de utilização que alterna entre as condições das zonas urbanas ou das estradas danificadas.

A carcaça e a estrutura do Line SUV foram objecto de um desenvolvimento específico. Um cuidado particular foi dado à resistência do pneu com nomeadamente paredes reforçadas com fibras de aramida. Uma escolha que permite também melhorar a longevidade, a precisão e por conseguinte a reactividade

Teste pneu SUV NokianCopyright © : Nokian

A banda de rodagem foi desenvolvida para favorecer a evacuação da água (tecnologia Aqua Groove) e das pequenas pedras, e graças à mistura de borracha é possível obter bons valores de resistência ao rolamento. 

 

zLine SUV : resistência e performance

O zLine é a evolução lógica do Line. Desenvolvido para equipar SUV de grandes dimensões (disponível entre 17 e 22 polegadas), este pneu é claramente orientado para o prazer de condução e a performance.

O zLine retoma as soluções técnicas adoptadas no Line com adaptações que abrangem especificações mais desportivas.
Desta forma, as paredes laterais são também reforçadas para maximizar a protecção contra choques e cortes que os pneus dos SUV muitas vezes enfrentam. A aramida utilizada nas paredes dos Line e zLine é um componente que se encontra também nos coletes à prova de bala. Uma garantia de resistência...

Perfil Nokian LineCopyright © : Nokian
Esta escolha é também uma garantia do poder direccional, da precisão do zLine e complementa perfeitamente o cuidado dado à estrutura do pneu.

O ombro rígido é integrado nos blocos reforçados da banda de rodagem tendo como objectivo favorecer uma boa aderência em todas as circunstâncias sem negligenciar a segurança nomeadamente em piso molhado.

O zLine não negligencia a longevidade e a eficiência energética graças a uma mistura de borracha desenvolvida em conformidade. 

 

O teste nas estradas da Finlândia

Foi nos arredores de Helsinki que a Nokian nos convidou para experimentar esses dois novos pneus.

Uma vez não é costume, começamos por experimentar o mais desportivo, o zLine. Um teste que começa com algumas voltas num circuito sinuoso e acidentado, marcado de manobras evasivas em zonas de baixa aderência. Nestas condições, o pneu mostra-se muito preciso, suportando globalmente bem o tratamento aplicado. As curvas apertadas e as alternâncias de relevo permitem apreciar a aderência eboa reactividade do pneu que nos pareceu no entanto um pouco barulhento numa condução muito desportiva.

Teste pneu Nokian em circuitoCopyright © : Nokian

O teste do Line que visa provar a sua polivalência alterna a condução em autoestradas, estradas secundárias, e caminhos de terra nas florestas finlandesas. Um teste que proporciona uma impressão geral positiva, mas um pouco curto para poder avaliar o pneu em condições mais difíceis.

Nokian teste na florestaCopyright © : Nokian

No geral, a Nokian confirma mais uma vez a sua vontade deliberada de agitar a hierarquia dos fabricantes de pneus premium. E o mínimo que podemos dizer, é que a marca finlandesa disponibiliza os meios tecnológicos para propor produtos com altos padrões de qualidade. Aguardamos os resultados dos primeiros testes para ver se esses pneus ambiciosos cumprem as suas promessas.