Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Michelin CrossClimate : finalmente disponivel!

Michelin CrossClimate : finalmente disponivel!

Novos pneus Publicado no 01/05/15 por Julien

O mercado do pneu habitualmente bastante constante conhece atualmente verdadeiras mudanças. De fato, vários fabricantes comercializaram desde o início do ano pneus "polivalentes", o mais esperado sendo inegavelmente o Michelin CrossClimate.

Lançamento do CrossClimate da Michelin O CrossClimate da Michelin revoluciona o mercado do pneu todas as estações - Copyright © : Michelin

Entre o Firestone Multiseason, o Nokian Weatherproof, o Pirelli Cinturato All Season e o Michelin CrossClimate, o mercado do pneu 4 estações está em plena ebulição. Mas é necessário reconhecer que em termos de buzz e visibilidade, o pneu francês é líder e a sua comercialização está realmente aguardada. Uma situação perfeitamente lógica dado que as promessas do CrossClimate são várias e respondem às necessidades de muitos automobilistas : um pneu verão que pode rolar no inverno.

Antes de mais, é preciso esclarecer que o CrossClimate não tem por vocação fazer concorrência a um verdadeiro pneu de inverno. Não, destina-se aos automobilistas confrontados ocasionalmente com a neve e que evoluem em condições variáveis que correspondem às 4 estações.

Para conseguir cumprir o caderno de especificações, a Michelin realizou um desenvolvimento técnico puxado, nomeadamente na borracha que funciona corretamente numa larga amplitude térmica. De fato, a utilização da sílica permitiu obter uma mistura que permanece maleável em baixas temperaturas, sem ser demasiado flexível para uma utilização no verão como poderia ser um pneu de inverno.

banda de rodagem do CrossClimate é direcional, uma escolha que favorece claramente a motricidade e a aderência longitudinal na neve. O equilíbrio das performances foi desta forma privilegiada a fim de oferecer um espetro de prestações homogéneo. O pneu tem de ser seguro em piso seco, molhado ou na neve. De um ponto de vista técnico, é um verdadeiro desafio. Sem negligenciar a eficiência energética (resistência ao rolamento) e a longevidade anunciada como sendo equivalente a de um pneu verão do tipo Michelin Primacy 3.

De referir que este pneu beneficia da homologação 3PMSF (Three Peak Mountain Snow Flake). Este acrónimo elaborado pelos fabricantes americanos e canadianos atesta as verdadeiras capacidades de inverno deste pneu.

Durante o nosso teste do CrossClimate, fomos agradavelmente surpreendidos, especialmente em termos de reatividade. A precisão deste pneu em piso seco é idêntica a de um pneu de verão, não se encontra o lado por vezes ligeiramente flutuante próprio dos envelopes de inverno. Mostra-se preciso e seguro
O nosso teste na neve confirmou que tinha um inegável potencial para este exercício.
No entanto vamos esperar para obter mais resultados de testes comparando-o com os seus concorrentes recém-comercializados para avaliar as suas performances e validar as nossas primeiras impressões.

 

O Michelin CrossClimate estará disponível para venda a partir do mês de maio de 2015 em diâmetros que variam entre 15 e 17 polegadas. Destina-se aos veículos de categoria tipo ligeiro ou sedã. Uma cobertura dimensional que será alargada nos próximos meses a fim de poder equipar um grande número de veículos.