Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Michelin Alpin 5, mais eficiente, mais polivalente

Michelin Alpin 5, mais eficiente, mais polivalente

Novos pneus Publicado no 13/02/14 por João

O Alpin A4 é um pneu incontornável no seu segmento que sempre se distinguiu nos testes e ensaios. Muito antes do fim da sua vida útil, a Michelin comercializa o seu substituto : Alpin 5.

Michelin Alpin 5 O Michelin Alpin 5 vai em breve destronar o Alpin 4 - Copyright © : rezulteo

Michelin Total Performance tornou-se a assinatura do desenvolvimento tecnológico de todos os novos pneus produzidos pelo fabricante francês.

Sob esta designação encontra-se um compromisso de desenvolvimento de todas as performances, mesmo aquelas que são antagónicas. Por outras palavras, isto significa que o Alpin 5 é no mínimo tão bom como o Alpin A4 nas áreas em que não o suplanta. Muito prometedor quando se conhece as prestações do A4.

 

Um pneu projectado para ser utilizado de Outubro a Abril 

As estatísticas provam que um pneu de inverno utilizado nos países europeus não nórdicos, circula principalmente em "estradas negras". Números confirmados por um estudo realizado pela Universidade de Dresden, VUFO, que revela que 57% dos acidentes da estrada no inverno acontecem em piso seco. 

Uma conclusão que levou a Michelin a desenvolver este pneu para responder às necessidades reais dos utilizadores e oferecer uma segurança optimizada em todos os tipos de revestimento por tempo frio. 

 

Um desenvolvimento sem compromisso

Para o desenvolvimento deste pneu, a Michelin optimizou a borracha, a estrutura e o perfil de forma a melhorar a aderência em todas as condições de inverno : neve, gelo, seco, molhado etc...

 

Banda de rodagem Michelin Alpin 5Copyright © : rezulteo

A banda de rodagem deixa aparecer um perfil em V mais marcado que o do seu antecessor, com a tecnologia Stabiligrip favorecendo a motricidade num revestimento com neve, e optimizando a evacuação da água.

Em relação ao Alpin A4, o Alpin 5 beneficia de uma taxa de entalhes superior de 17% o que favorece a aderência na neve.

mistura Helio Compound 4G (4ª geração) permite ter uma maior flexibilidade e por consequência mais aderência.

 

Controlo

Volvo Michelin Alpin 5Copyright © : rezulteo

A introdução do nosso teste é argumentado pelo benefício de um pneu de inverno em qualquer circunstância a partir do momento em que o termómetro se aproxima de 0°C, com alguns números :

"Em piso seco, numa travagem de 80 a 0 km/h com uma temperatura exterior entre 4 e 6°C, um pneu de inverno travará 4 metros mais curto do que um pneu de verão, e 1,5 metros mais curto de 50 a 0 km/h."

Um discurso e uma orientação empenhados em provar que a Michelin desejava efectuar uma demonstração abrangente e não apenas na neve. O fabricante de pneus deu-nos, portanto a oportunidade de evoluir no Tirol com vários sedãs de tamanho médio (Audi A3, Volvo V40, BMW 320d GT) e em percursos variados e sinuosos.

Testes exigentes que permitem destacar um pneu equilibrado que responde bem aos critérios avançados de versatilidade. Das pequenas estradas sinuosas das colinas austríacas às auto-estradas, o pneu forma um par homogéneo com os veículos propostos.

Para fechar este teste, a Michelin deu-nos a oportunidade de comparar o Alpin 5 com o seu homólogo de verão (Primacy 3) em revestimentos com superfície reduzida para avaliar a sua aderência lateral, a sua motricidade e as distâncias de travagem. Nestas condições, a novidade de inverno vence o jogo com uma larga vantagem, e demonstra a competitividade do seu perfil e o inegável acréscimo de segurança que proporciona.

Teste Michelin Alpin 5Copyright © : rezulteo

O Alpin 5 destina-se aos veículos compactos, sedãs médios e sedãs. Estará disponível a partir do verão de 2014 em dimensões que variam de 195/65 R15 91T a 225/55 R17 101V.