Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Goodyear UltraGrip 9 : a nova referência ?

Goodyear UltraGrip 9 : a nova referência ?

Novos pneus Publicado no 24/10/14 por João

Para o lançamento do seu mais recente pneu de inverno, o UltraGrip 9, a Goodyear abriu-nos as portas do seu centro de investigação e desenvolvimento. Uma forma de entender como este pneu foi concebido.

Goodyear UltraGrip 9 Concepção, teste e performance do UltraGrip 9 graças à visita de rezulteo ao centro de investigação e desenvolvimento da Goodyear - Copyright © : rezulteo

carreira do UltraGrip é longa e marcada por inúmeras evoluções que permitiram ao pneu alcançar um nível de desempenho reconhecido por vários testes e organismos. Por consequência, o UltraGrip o nono do nome carrega nos seus ombros uma grande pressão : fazer melhor do que o seu antecessor e enfrentar uma concorrência cada vez mais acentuada.

 

Um desenvolvimento ultra avançado

visita ao centro de investigação e desenvolvimento do fabricante Goodyear no Luxemburgo mostra a amplitude do dispositivo implementado para a elaboração deste número 9.

Goodyear centro inovaçãoCopyright © : rezulteo

Antes de iniciar o desenvolvimento do pneu, a Goodyear tinha elaborado um caderno de especificações a fim de conceber um produto que responda precisamente às condições reais que os automobilistas irão encontrar : piso seco, neve, gelo, piso molhado, ... Sem negligenciar as performances básicas às quais um pneu actual moderno deve poder responder como a longevidade, o conforto ou a resistência ao rolamento.

 

Uma borracha revolucionária

A Goodyear desenvolveu uma borracha única que utiliza novos elementos como o plastificante. O desafio é ser capaz de melhorar a aderência quando está muito frio, sem prejudicar a longevidade e o rendimento energético.

 

Dois perfis diferentes !

Pela primeira vez, a Goodyear comercializa um pneu de inverno disponível com duas bandas de rodagem diferentes. Declinações que se explicam por uma busca de performance qualquer que seja a dimensão. Isto significa que algumas recebem uma ranhura central adicional, outras não. 
Os blocos de borracha são trabalhados e aperfeiçoados a fim de oferecer uma perfeita motricidade e uma aderência optimizada. Os blocos estão ligados por um sistema de tipo autobloqueador que permite obter uma rigidez máxima na travagem, sem prejudicar a flexibilidade necessária à motricidade. A evacuação da água foi também objecto de todas as atenções.

Marcação inverno Goodyear UltraGrip 9Copyright © : rezulteo

Validação das performances

Para validar a eficiência do UltraGrip 9 no terreno, foram criados cerca de 3000 protótipos e analisadas  70 combinações de borrachas diferentes a partir de 50 performances distintas ao longo de mais de 500 000 quilómetros de teste.

Tivemos a oportunidade de experimentar em primeira mão o Ultragrip 9 a fim de efectuar uma avaliação em termos de aderência em piso molhado, conforto, reactividade... Apesar das impressões muito positivas, aguardamos pelos resultados dos primeiros testes para saber como se situa este pneu em comparação com os seus concorrentes, o Michelin Alpin 5 no topo.

Audi testado na neve com o Goodyear UltraGrip 9Copyright © : rezulteo