Energy Saver+ : o teste de longevidade
O que vale o Energy Saver+ depois de 30 000 km ? Para saber, a Michelin, que fez da consistência das performances uma vantagem competitiva, confiou à Dekra a organização de um teste de longa duração. O organismo de certificação comparou a evolução das performances do Energy Saver+ ao longo dos quilómetros em relação aos seus principais concorrentes. Os resultados são muito convincentes para a Michelin.

Sobre o mesmo tema
Michelin Performance Tour Spring 2012
Protocolo do teste
Todo o teste de longevidade para o pneu Michelin Energy Saver+ foi gerido pela Dekra, organismo independente de certificação, desde a compra dos pneus para a montagem, passando pelas medições e a definição da metodologia.
O objectivo do teste era percorrer 30 000 quilómetros em condições normais de condução (500 km/dia). O teste integrou 7 veículos que atravessaram 25 países.
Os veículos escolhidos eram Golf 6 TDi 105 equipados de pneus 195/65 R 15H. Os veículos eram absolutamente idênticos, ajustados da mesma forma e tinham o mesmo peso (um manequim de 68 kg foi colocado ao lado do condutor para lastrar o veículo).
O pneu Michelin Energy Saver+ foi comparado com os concorrentes seguintes :
- Continental ContiPremiumContact 2
- Pirelli Cinturato P1
- Bridgestone Ecopia EP150
- GoodYear EfficientGrip
É de lamentar que a Continental não tenha sido representada pelo recente ContiPremiumContact 5, mais eficiente. A Dekra garantiu-nos que não estava disponível na dimensão escolhida no momento da compra dos pneus.
Os resultados do teste
Pirelli | Bridgestone | Goodyear | Continental | Moyenne | |
Freinage sur sol mouillé (en m) | + 0.1 | + 0.6 | + 2.3 | + 1.6 | + 1.2 |
Longévité (en km) | - 8 200 | - 8 300 | - 9 200 | - 11 700 | - 9 300 |
Conso de carburant (en l) | + 14 | + 39 | + 24 | + 7 | + 21 |
A travagem em piso molhado
O teste foi realizado em Berlim após ter percorrido 18 000 km. As medições indicam o desvio em relação à distância de travagem do Energy Saver+.
A longevidade
Corresponde ao número de quilómetros percorridos para alcançar o limite legal de desgaste. É obtida por extrapolação do nível de desgaste após 30 000 km. Os números indicam o desvio em relação à longevidade quilométrica do Energy Saver +.
O consumo
Foi medido durante toda a duração do teste. A poupança de combustível é calculada a partir da longevidade quilométrica do Energy Saver+. As medições indicam o número de litros de combustível suplementares consumidos pelos veículos equipados com pneus da concorrência.
As fotos do Michelin Performance Tour Spring 2012
Ler também
>> Michelin Energy Saver+ : as performances
>> Michelin Energy Saver+ : a tecnologia
>> Michelin Energy Saver+ : as dimensões
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