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Continental WinterContact TS860: o teste rezulteo

Novos pneus Publicado no 09/03/16 por Julien Taillandier

O ContiWinterContact TS850 é o pneu mais vendido da gama de inverno do fabricante Continental. O seu substituto, o WinterContact TS860 tem grandes ambições por isso apresenta performances otimizadas em comparação com o seu antecessor. Apresentamos o teste deste recém-chegado.

Lançamento do Continental WinterContact TS860 Copyright © : Lizeo Online Media Group

O TS850 é incontornável no segmento dos pneus de inverno de turismo. Distinguiu-se em inúmeros testes comparativos desde o seu lançamento em 2012, teve de enfrentar uma concorrência feroz e o surgimento em alguns mercados de vários pneus todas as estações que ganharam quotas de mercado no segmento inverno.

Neste contexto o TS860 pretende fazer valer os seus argumentos técnicos oriundos da tecnologia alemã Continental evoluindo significativamente em relação ao seu antecessor.

Aceleração do Continental WinterContact TS860Copyright © : Lizeo Online Media Group

De fato, desenvolvido numa verdadeira ótica de polivalência a sua tecnologia foca performances de inverno muito precisas :

  • Em piso molhado :

A Continental desenvolveu uma mistura de borracha « Cool Chili » que permite oferecer uma aderência otimizada em piso molhado. Em relação ao TS850, a Continental anuncia uma progressão de cerca de 5% nesta área.

  • No gelo :

Uma nova tecnologia faz a sua aparição na banda de rodagem. Permite facilitar a evacuação da água através de um sistema de drenagem, cuja finalidade visa melhorar as performances em piso com gelo.

  • As performances na neve :

A banda de rodagem conta com lamelas de estrutura 3D para melhorar a manobrabilidade e a motricidade em piso com neve. Os blocos de borracha foram desenvolvidos para favorecer uma aderência e tração otimizadas nestas condições.

Um teste elétrico

Tivemos a oportunidade de testar o WinterContact TS860 ao volante de um Nissan Leaf que se caracteriza pelo seu motor elétrico. Um percurso que nos levou a evoluir num circuito neve/gelo do Alpe d’Huez, um percurso atormentado.

A escolha de um motor elétrico é relativamente ousada, porque a forma como este tipo de veículo distribui a sua potência é um fator suscetível de afetar a motricidade na neve.

De qualquer forma, o teste do TS860 reflete imediatamente o conhecimento técnico e a experiência do fabricante alemão. A condução transmite imediatamente um sentimento de coerência e de homogeneidade. Tanto na neve, no gelo, ou no asfalto frio, o feeling proporcionado é muito seguro, ideal para os automobilistas que não estão familiarizados com a condução de inverno.  De fato, as perdas de aderências (normais) que podem ocorrer no gelo acontecem de forma muito progressiva sem brutalidade.

Teste do Continental WinterContact TS860Copyright © : Lizeo Online Media Group

Em piso seco, este pneu não se mostra esponjoso ou impreciso à semelhança de alguns pneus de inverno.

Os primeiros testes realizados por organismos como a ADAC deverão estar disponíveis até final de 2016. Estes permitirão avaliar o potencial deste pneu perante uma concorrência feroz.

Para que veículos ? Em que dimensões ?

O Continental WinterContact TS860 estará disponível em 21 dimensões entre 14 e 17 polegadas no outono 2016. Uma gama que abrangerá mais 20 tamanhos ao longo de 2017. Destina-se aos veículos citadinos, ligeiros e sedãs.