Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Continental SportContact 6: o teste rezulteo

Continental SportContact 6: o teste rezulteo

Novos pneus Publicado no 15/09/15 por Julien Taillandier

O SportContact 6 é o novo pneu desportivo do fabricante Continental. Aureolado com um record recente no circuito de Nürbugring equipando o Honda Civic Type R, anuncia-se como uma futura referência da sua categoria.

A Porsche no teste para o Continental SportContact 6 Tivemos uma boa surpresa no teste de desempenhos em circuito: o novo SportContact 6 da Continental - Copyright © : Continental

Para entrar na sua 6.ª geração, o novo pneu desportivo Continental muda de patronímico. De ContiSportContact passa a SportContact. Um desejo de simplificação que já não se encontra no aperfeiçoamento particularmente exigente desta nova chegada.

Há vários anos, a gama desportiva do fabricante alemão é o fornecedor de referência, quer seja na sua declinação 5 ou mais radical 5P. Como consequência, o "SC6" tinha uma carga pesada nos flancos, mas o seu lançamento feito por um teasing atesta o seu enorme potencial
Com efeito, este pneu foi utilizado no novo Honda Civic Type R, a tração dianteira mais potente do mundo, para realizar o melhor tempo da sua categoria no circuito de Nürburgring (7'50''63). Pneu que equipa logicamente de série. Uma proeza que atesta a sua inegável eficácia.

O novo Continental SportContact 6Copyright © : Continental

Ainda mais desportivo! 

A Continental anunciou-o: o SportContact 6 é mais desportivo do que o seu antecessor e aproxima-se mais da sua declinação 5P.

Claramente destinado aos veículos com desempenhos mais altos do tipo Audi R8 ou Porsche 911, foi desenvolvido para oferecer uma experiência de condução inédita mantendo sempre um muito bom nível de segurança

 

Tecnologicamente elaborado

Para progredir em todos os domínios, o SC6 não é uma versão revista do seu irmão mais velho, mas antes um novo pneu que integra um desenvolvimento particularmente cuidado em diferentes pontos:  

  • banda de rodagem foi otimizada para melhorar a transferência das forças, consequentemente a eficácia e a reatividade
  • mistura de borracha adapta-se ao revestimento a fim de criar um efeito de ventosa.

Em relação ao seu antecessor,  progride de forma significativa. Até 14% em determinados domínios.  

Veja o vídeo do SportContact 6 em ação:

O teste no Blister Berg...

Para o lançamento do seu novo pneu, a Continental optou por este circuito alemão que se assemelha a um "mini-Nürburgring": desnivelado, mudança de ritmo... muitas dificuldades suscetíveis de deixar mal o SportContact 6.


... Em piso seco...

Com o seu motor flat 6 de 340 cavalos, o Cayman GTS era uma base ideal para avaliar o SportContact 6. O seu chassi perfeitamente equilibrado é um bom revelador da qualidade dos pneus.

A aderência na parte rápida do circuito permite avaliar os progressos realizados em relação ao ContiSportContact 5 em termos de desportividade pura. O pneu dá imediatamente a impressão de bloquear o carro nas viragens em inscrições em viragem milimétricas. As mudanças de direção e travagem apoiadas revelam um caráter preciso e reativo. As sensações sentidas estão a meio caminho entre as de um pneu desportivo clássicas e as de um semi-slick.

O teste do SportContact 6 em viragensCopyright © : Continental

... E à chuva!

As primeiras voltas de circuito revelaram um caráter muito característico de "asfalto seco". Como consequência, quando a Continental anunciou um excelente nível de desempenho em piso molhado, ficámos curiosos para o poder verificar pois estes desempenho são, de um modo geral, opostos. Neste contexto, o dilúvio, tendo subitamente caído sobre a pista, surgiu como uma boa notícia. 

Tinha chegado o momento de mudar de veículos e abordar a parte sinuosa do circuito. Para este exercício, estavam previstos três desportivos equipados com uma transmissão integral: Audi RS3 (340 cavalos), Mercedes Classe A45 AMG (360 cavalos), Volkswagen Golf 7 R (300 cavalos). 

As primeiras viragens são feitas com precaução devido a importantes correntes de água que atravessam o asfalto e ao risco de perda de aderência nestas condições. Não obstante esta intempérie, o SportContact 6 apresenta-se imperial em cada uma destas três montagens. Impressionante mesmo em termos do seu posicionamento.

Apresenta-se muito estável nas curvas a alta velocidade, muito diretivo, e não oferece perda de aderência brutal. Mesmo quando o pneu é levado ao seu limite de aderência, mostra-se progressivo e preventivo

Teste em circuito do SportContact 6 da ContinentalCopyright © : Continental

Como conclusão, o SportContact 6 mostra ser um grande feito. Se se destinar particularmente aos automobilistas que procuram um produto com um desempenho muito bom, não compromete de modo algum a segurança ou o prazer de conduzir

As dimensões disponíveis: 

O SportContact 6 está disponível atualmente em 41 dimensões de 19 a 23 polegadas. Serão comercializados outros tamanhos nos próximos meses. 

Descubra as outras fotografias do teste em circuito :

Continental SportContact 6