Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Com o Michelin Energy E-V, o Zoe da Renault vai mais longe

Com o Michelin Energy E-V, o Zoe da Renault vai mais longe

Novos pneus Publicado no 12/11/12

O pneu Michelin Energy E-V será o pneu de origem do pequeno urbano eléctrico que será brevemente comercializado pela Renault. Fruto de uma estreita cooperação entre o fabricante de pneus e o construtor automóvel, este pneu permite ao Zoe ganhar até 6% de autonomia. O Energy EV é o primeiro pneu AA homologado por um construtor automóvel.

pneu Michelin Energy E-V para Renault Zoe Copyright © : Renault

pneu Energy E-V é um exemplo de cooperação bem sucedida entre um fabricante de pneus e um construtor automóvel. Quando, em 2008,a Renault lançou o seu projecto de pequeno carro eléctrico Zoe,  a Michelin foi convidada a desenvolver um pneu sob medida para ajudar a melhorar a autonomia do seu protótipo, principal limitação deste tipo de veículo.

Instalados ao volante do Zoe, Vincent Rousset-Rouvière, director pneus turismo substituição Europa Michelin, e Bernard Dumondel, director das prestações cliente do carro eléctrico Renault, relembram as grandes etapas desta colaboração.

Quatro anos mais tarde, o pneu Energy E-V está pronto. Será o pneu de origem (15 e 16 polegadas) do Renault Zoe, que será comercializado no fim de 2012. Os engenheiros da Michelin tiveram em conta as características do carro (peso, acelerações rápidas, velocidade de ponta…) para satisfazer o caderno de especificações do construtor. Concentraram-se na forma do pneu, composição das borrachas, estrutura da banda de rolamento… Resultado : sozinho, o Energy E-V permite ao Zoe ganhar até 6% de autonomia. Além disso, este pneu reduz consideravelmente o ruído de rolamento ouvido a bordo.

Michelin Energy E-VCopyright © : Michelin

Para alcançar este resultado, a Michelin trabalhou especificamente sobre a redução da resistência ao rolamento. O Energy E-V faz parte dos raros pneus classificados A para a eficiência energética, uma das três performances apresentada no rótulo europeu. Tem também um A para a travagem em piso molhado.

Por sua vez, os engenheiros da Renault desenvolveram uma bomba de calor e um sistema de travagem regenerativo. Associados ao Energy E-V, a autonomia foi melhorada de 25% em comparação com o início do projecto. A Renault anunciou uma autonomia normalizada de 210 km após uma carga completa e de 100 a 150 km em percursos suburbanos.

Ainda não se sabe se o Energy E-V será o pneu de origem de outros carros eléctricos.

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