Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - Bridgestone Blizzak LM001 : um pneu de inverno que visa a excelência

Bridgestone Blizzak LM001 : um pneu de inverno que visa a excelência

Novos pneus Publicado no 14/03/14 por João

Para o lançamento do seu novo pneu de inverno Blizzak LM001, o fabricante Bridgestone convidou-nos no centro de testes nórdico em Vidsel na Suécia : o Swedish Proving Ground. Através dos diversos ateliers descobrimos este novo pneu altas performances que pretende tornar-se uma referência na categoria dos produtos de inverno.

Bridgestone LM001 O Bridgestone Blizzak LM001 testado no Swedish Proving Ground - Copyright © : rezulteo

O centro de desenvolvimento Bridgestone situado perto do círculo polar Ártico não nos é desconhecido. De facto, já tivemos a oportunidade de utilizar estas pistas para testar vários produtos e protótipos de pneus de inverno.

 

O Blizzak LM001 : um pneu sem compromissos

Esculpido Bridgestone Blizzak LM001Copyright © : Bridgestone

As condições de inverno podem oferecer múltiplas condições de condução : gelo, slush (neve derretida), chuva, piso seco... Foi com base neste pressuposto que a Bridgestone elaborou as especificações do seu Blizzak LM001.

Do lado tecnológico, este novo pneu beneficia de um desenho original da banda de rodagem com largos « sulcos » chamados horn lugs. Estes alargam à medida que se aproximam do ombro para, nomeadamente, permitir uma  melhor evacuação da água e da neve optimizando o contacto com a estrada. Estas grandes ranhuras  melhoram significativamente a motricidade em piso com neve.

Circulação Bridgestone LM001Copyright © : Bridgestone
Circulação continuação Bridgestone LM001Copyright © : Bridgestone
Ao nível da evacuação da água, é possível observar a precisão do trabalho dos engenheiros da Bridgestone que chegaram a arredondar os ângulos dos blocos de junção com os sulcos. Ângulos muito acentuados criam turbulências ao nível da circulação da água impedindo uma correcta evacuação da água (ver figuras). Uma modificação ligeira na aparência que, de acordo com os engenheiros da Bridgestone, proporciona melhorias significativas.

Blocos 3D e 2D Bridgestone LM001Copyright © : Bridgestone
As lamelas 3D, cada vez mais frequentes nos pneus de inverno, estão também presentes. Permitem melhorar o controlo e a capacidade de tracção. A Bridgestone anunciou mesmo uma melhoria da resistência ao desgaste.

 

Teste do Blizzak LM001 no Swedish Proving Ground

Para testar as performances do seu novo pneu, a Bridgestone tinha preparado vários ateliers no “ground“. Em cada atelier, o LM001 era comparado com o Continental ContiWinterContact TS 850. Esta escolha do fabricante japonês explica-se pelo facto de que o pneu do fabricante alemão é uma das referências em matéria de pneus de inverno, e também foi o vencedor de vários testes realizados por organismos europeus. A Bridgestone escolhe desta forma confrontar-se a um adversário sério, e por consequência colocar-se em outsider nos testes propostos.

Consultar a infografia, disponível em breve, das performances entre estes dois pneus de acordo com os números fornecidos pela Bridgestone.

 

Síntese

A impressão geral é boa. O LM001 é um pneu que seduz imediatamente pela sua precisão e reactividade no conjunto dos revestimentos da pista de testes. Em piso com neve, o pneu transmite um excelente feeling que dá confiança graças ao bom funcionamento com as ajudas à condução (ESP e ABS). Tivemos a oportunidade de o testar e de o comparar com o seu rival Continental em várias condições : travagem, aceleração, arranque numa subida, slalom, manobrabilidade em condições exclusivamente de inverno e nórdicas. Os dois pneus estão muito próximos, o que, visto o histórico da Continental, é um verdadeiro elogio para a Bridgestone. Este recém-chegado ao mercado beneficia das mais recentes evoluções técnicas da marca e colhe os frutos de vários anos de desenvolvimento nas pistas suecas. Distinga-se nomeadamente do Continental pela sua motricidade e controlo em piso com neve.

Naturalmente, a Bridgestone forneceu-nos números o que nos permitiu avaliar e comparar estes pneus. No entanto, impossível de elaborar uma classificação geral visto que uma comparação para ser objectiva deve ser completa e executada em todas as performances de um pneu : desgaste, longevidade, ruído, aderência em piso seco, em piso molhado...

Depois do nosso teste no Swedish Proving Ground, não há dúvida que iremos encontrar o Blizzak LM001 no topo das classificações dos testes europeus. Assim poderemos obter uma apreciação global deste pneu nomeadamente no que diz respeito às performances em piso seco e molhado que tivemos a oportunidade de testar.

Além disso, um vídeo com uma visão geral sobre o nosso dia de testes e o quadro privilegiado que oferece o Swedish Proving Ground.

 

 

Ao nível da cobertura dimensional do Blizzak LM001, de acordo com as últimas informações comunicadas pela Bridgestone, este será comercializado em 7 dimensões este ano (de 14 a 15 polegadas). A partir de 2015, a cobertura dimensional abrangerá 54 dimensões de 14 a 20 polegadas.