Novos pneus: actualidade pneu dos fabricantes - A Michelin lança o Pilot Sport Cup 2, o pneu mais extremo da sua gama estrada

A Michelin lança o Pilot Sport Cup 2, o pneu mais extremo da sua gama estrada

Novos pneus Publicado no 25/09/13 por João

A Michelin aproveitou o salão de Frankfurt 2013 para apresentar o seu Pilot Sport Cup 2. É o produto de estrada mais agressivo da gama, já está montado no Porsche 918 Spyder e no Ferrari 458 Speciale.

Michelin Pilot Sport Cup 2 A Michelin lança o novo pneu Pilot Sport Cup 2, dinâmico e eficaz para os carros desportivos - Copyright © : All rights reserved

O melhor pneu desportivo Michelin ?

Michelin Pilot Sport Cup 2 sportCopyright © : All rights reserved

Lembre-se, foi há alguns meses atrás. A Mercedes apresentava o SLS AMG Black Series, versão extremo do seu carro desportivo. Equipado de um V8 de 630 cavalos e de uma apresentação radical, era também o primeiro carro equipado do novo Michelin Pilot Sport Cup 2. Há alguns dias, a Michelin  apresentava oficialmente este novo pneu anunciado como o produto mais eficaz da gama desportiva do fabricante francês. Um pneu que pode ser visto em Frankfurt na versão mais extrema do Ferrari 458, o « Speciale », mas também no Porsche 918 Spyder considerado também um carro terrivelmente poderoso.

O tom é dado na Michelin : o Pilot Sport Cup 2 é um produto radical, que equipa o topo de gama desportivo. Nesta gama, é o mais orientado para a pista apesar de ser homologado estrada como um Pirelli Corsa Trofeo R.

 

Um desenvolvimento tecnológico avançado

Michelin Pilot Sport Cup 2 borrachaCopyright © : All rights reserved

Como referiu Dominique Aimon, chefe da comunicação científica e técnica da Michelin, o Pilot Sport Cup 2 integra tecnologias já conhecidas nos pneus altas performances da Michelin, como por exemplo a cinta em aramido ou uma mistura que apresenta dois tipos de borrachas diferentes nas partes exteriores e interiores da banda de rolamento. Tecnologias que foram ainda mais desenvolvidas neste novo pneu.

Distinga-se contudo por algumas novas opções técnicas especialmente na zona baixa do pneu alargada de 10%, de forma a aumentar a rigidez e melhorar a adaptação ao volante. Observa-se também a chegada do « Track Variable Contact Patch 3.0 », um processo que visa garantir a homogeneidade das áreas de contacto do pneu quando este é submetido a altas tensões.

 

Uma maior eficiência

ichelin Pilot Sport Cup 2 circuitoCopyright © : All rights reserved

Uma eficiência excepcional, verificada nomeadamente pelo cronómetro extraordinário realizado pelo Porsche 918 Spyder no grande circuito de Nürburgring, em 6 minutos e 57 segundos : um recorde absoluto para um carro de série neste terreno.

 

 

Disponibilidade

O Pilot Sport Cup 2 já está disponível em pneu de origem (exclusivo) nos Mercedes SLS AMG Black Series, Ferrari 458 Speciale e Porsche 918 Spyder. Deve equipar brevemente outros modelos desportivos com filosofia extrema, e poderá ser encontrado evidentemente no mercado num grande número de tamanhos no início de 2014.

 

Ler também

>> Michelin Pilot Sport Cup 2 : os preços
>> Michelin Pilot Sport Cup 2 : os concorrentes
>> Michelin Pilot Sport Cup 2 : as dimensões