Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Um pneu que muda de cor quando é necessário colocar os pneus de inverno

Um pneu que muda de cor quando é necessário colocar os pneus de inverno

Pneus de inverno Publicado no 12/12/13 por João

Muitos automobilistas ignoram que os pneus de inverno podem ser necessários mesmo quando as estradas não estão cobertas de neve. A Canadian Tire propõe uma solução interessante para facilitar a compreensão.

Pneu termosensível na Canadian Tire As paredes do pneu termosensível da Canadian Tire ficam azuis quando as temperaturas descem - Copyright © : Canadian Tire

Medir a temperatura

É comum pensar que um pneu alpino deve ser instalado no inverno, mas muitos se enganam ao pensar que este só é necessário quando as estradas estão cobertas de neve. Na concepção, um pneu é desenvolvido em função da temperatura em que deve evoluir : um pneu verão apresenta performances optimizadas quando a temperatura é amena ou elevada, mas torna-se muito menos eficaz quando o termómetro cai abaixo de 7 graus Celsius. Abaixo desta temperatura, a sua borracha endurece : trava menos bem, adere com menos segurança em curva e patina mais. Nestas condições, é necessário recorrer ao pneu de inverno para manter as melhores performances possíveis.

A cor como indicador

A Canadian Tire, pensou numa solução simples que permite alertar o consumidor sobre a necessidade de colocar pneus de inverno quando as condições assim o exigem. Porque um estudo recente demonstrou que 80% dos canadianos ignoram que um pneu de verão ou um pneu quatro estações é menos eficaz abaixo dos 7 graus, A Canadian Tire desenvolveu um pneu cuja cor muda em função da temperatura : quando as suas paredes estão brancas, o pneu (quatro estações neste caso) tem boas condições de funcionamento. Mas quando as paredes ficam azuis, a temperatura está abaixo dos 7°C e é melhor colocar verdadeiros pneus de inverno para manter o melhor desempenho possível. Uma solução simples para sensibilizar os consumidores sobre a importância de ter um pneu adaptado às condições climáticas ?