Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Que pneus colocar no inverno em Portugal ?

Que pneus colocar no inverno em Portugal ?

Pneus de inverno Publicado no 08/01/14 por João

Não subestime a importância de dispor de pneus adaptados às condições climáticas no seu automóvel. Isto pode sair-lhe caro, sobretudo se vive numa região onde pode estar muito frio no inverno.

Painel regulamentação inverno Os pneus inverno não são obrigatórios em Portugal : resumo da legislação em vigor - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

Um pneu adaptado à temperatura

Não costuma preocupar-se com os pneus instalados no seu veículo ? Se este for o caso, há fortes hipóteses de que o seu veículo esteja equipado com pneus de verão, o tipo de borracha mais comum nos mercados da Europa Ocidental. Este tipo de produto é perfeito quando a temperatura é quente, e pode suportar a chuva mesmo com grandes quantidades de água graças às ranhuras suficientes. Mas como o nome indica, a natureza da borracha só lhe permite funcionar quando a temperatura é amena. Abaixo dos 7°C, as performances dessa borracha ficam claramente menos boas e o pneu não responde tão bem às solicitações do condutor, que seja em curva, em capacidade de tracção em linha recta ou, o mais importante, em capacidade de travagem. Por isso é necessário pensar nos pneus inverno quando o inverno chega, mesmo se vive numa região onde nunca neva : graças a uma borracha específica que reage de forma diferente quando a temperatura desce, esses pneus são os únicos que permanecem eficazes quando o termómetro desce. Mesmo em piso seco !

Necessários em condições especiais

Em Portugal, não existe nenhuma obrigação legal que obriga a colocar pneus de inverno no período frio, ao contrário de outros países da Europa Ocidental como a Itália ou a Alemanha. Isto significa que tem o direito de guardar os pneus de verão durante todo o ano, sem esquecer que estes serão menos eficazes na travagem e em curva quando a temperatura estiver abaixo dos 7 graus. Mas se vive nas regiões mais frias do país (Guarda, Bragança, Vila Real, Viseu...), sabe que a temperatura é regularmente negativa no inverno e as condições podem tornar-se complicadas com a neve e o gelo. Neste terreno,  apenas os pneus de inverno lhe permitirão não ficar bloqueado num piso com neve numa encosta, ou manter o controlo do seu veículo nos troços cobertos de gelo. Relembramos também que pode preferir investir em correntes de neve colocadas por si pontualmente, mas a sua colocação pode ser fastidiosa se não tiver experiência sobretudo se isto deve ser feito de noite ou com a neve. Em suma, quando as condições estão difíceis, mais vale poder contar com os pneus de inverno. Evidentemente, deverá novamente colocar os pneus de verão quando a temperatura subir porque ao contrário dos pneus de verão, os pneus de inverno são menos eficazes acima dos 7 graus e terão um desgaste mais rápido.