Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Pneus Sailun : teste e descoberta na pista do Val d'Isère

Pneus Sailun : teste e descoberta na pista do Val d'Isère

Pneus de inverno Publicado no 08/01/14 por João

O mercado do pneu chinês oferece uma infinidade de produtos, o que dificulta muito a escolha. Neste segmento de mercado altamente competitivo, algumas marcas tentam impor-se com a qualidade dos seus produtos. É o caso da Sailun que propôs a experimentação de alguns dos seus produtos.

Pneu Sailun para teste Transcrição das performances dos pneus inverno Sailun graças aos testes numa pista com neve do Val d'Isère - Copyright © : rezulteo

Confissões da estrutura que importa os produtos Sailun na Europa : estes pneus não pertencem à mesma categoria que a maioria dos seus concorrentes. Pois se o posicionamento de preço é logicamente muito agressivo em relação aos principais actores do mercado, a Sailun aposta também na qualidade de fabricação.

Com uma produção anual de 13 milhões de pneus, a Sailun posiciona-se como o 20º fabricante de pneus no mundo. Uma produção que é acompanhada de um centro de I&D que conta com 300 engenheiros que trabalham em colaboração com a universidade de Qingdao.

Uma estrutura que garante a possibilidade de ter uma gama completa com uma ampla cobertura dimensional. De um modo concreto a gama Sailun consiste em pneus UHP verão (Ultra Alta Performance), pneus SUV, pneus utilitários. Sem esquecer a gama inverno, o nosso tema actual.

Teste BMW pneus SailunCopyright © : Sailun

Contacto com a gama de inverno

A Sailun convidou-nos para a estação do Val d'Isère para realizar uma bateria de testes que visam demonstrar a competitividade dos seus produtos.

O objectivo não era provar que os pneus Sailun eram capazes de rivalizar com os especialistas do pneu alpino, mas sim demonstrar que é possível encontrar no mercado um pneu com características de inverno satisfatórias a um preço acessível.

A gama de inverno Sailun é composta dos Iceblazer WST1WST2 LT e WSL2. É este último que tivemos a oportunidade de testar em veículos de diferentes categorias : tracção dianteira, propulsão e transmissão integral (Xdrive).

A Sailun propôs testar os seus produtos exclusivamente em porções de neve e gelo no circuito do Val d'Isère através de oficinas reproduzindo as condições de condução clássicas : travagem, travagem em curva, aceleração etc...

Os testes permitiram apreciar um pneu globalmente sã que se mostra seguro. A motricidade do WSL2 é correcta, e o veículo mantém a sua trajectória em curva, mesmo nas fases de travagem em apoio.

Nos diferentes veículos testados, é possível observar um bom equilíbrio dianteiro/traseiro. Isto significa que os efeitos de subviragem (derrapagem do trem dianteiro) e de sobreviragem (derrapagem do trem traseiro) são contidos.

Teria sido ideal poder comparar este pneu Sailun com um concorrente, ou mesmo com um pneu com um nível de gama superior para avaliar de forma precisa o seu nível de prestação. Teríamos gostado poder testar o pneu noutras condições, nomeadamente no asfalto seco e molhado a fim de ter uma estimativa do seu nível de desempenho global.

Para concluir, o pneu Sailun WSL2 mostra-se satisfatório na neve, oferece um bom nível de segurança global. O trabalho efectuado pelos engenheiros da Sailun parece satisfatório nas áreas que conseguimos avaliar. No entanto não podemos pronunciar-nos sobre as prestações deste pneu noutras condições como a condução no asfalto.