Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Pneus de inverno obrigatórios no Luxemburgo

Pneus de inverno obrigatórios no Luxemburgo

Pneus de inverno Publicado no 20/11/12

Os pneus de inverno são agora obrigatórios no Luxemburgo. O Grão-Ducado baseia assim a sua regulamentação sobre a regulamentação adoptada pela Alemanha em 2010. Esta aplica-se aos residentes, aos trabalhadores fronteiriços e aos automobilistas de passagem.

Luxemburgo sob a neve Copyright © : All Rights Reserved

Luxemburgo acaba de se juntar ao círculo ainda pequeno dos países europeus que tornaram obrigatório o equipamento de pneus de inverno durante o inverno. Ou, mais precisamente, em caso de condições meteorológicas invernais, isto é « gelo, neve compacta, neve derretida, placas de gelo ou de geada ». 

O Luxemburgo inspirou-se na regulamentação adoptada em 2010 pela Alemanha, cuja avaliação convenceu o governo do Grão-Ducado.

A nova regulamentação aplica-se desde 1 de Outubro de 2012 a todos os condutores que transitam nas estradas do Grão-Ducado, « independentemente do país da matrícula do veículo que conduzem ». Diz respeito aos residentes, aos trabalhadores fronteiriços e aos automobilistas de passagem. Em caso de infracção,  a coima é de 74 €.

Esta obrigação foi aliviada para os pesados e autocarros : estes podem circular se todos os eixos motores estão equipados com pneus de inverno.

A obrigação não se aplica aos veículos de duas rodas  (ciclomotores, motociclos), triciclos e quadriciclos, nem aos tractores e máquinas automotrizes.

Por fim, o governo luxemburguês precisa "que em caso de condições invernais, os veículos não equipados estacionados ou estacionados na via pública não serão multados ".