Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Pneu verão vs pneu inverno : o teste na neve da Michelin

Pneu verão vs pneu inverno : o teste na neve da Michelin

Pneus de inverno Publicado no 19/03/13 por João

Sabia que se rolar com pneus de verão a 40 km/h num piso com neve, será necessária uma distância duas vezes maior para parar em comparação com pneus de inverno ? Rezulteo comprovou isso ao participar em testes organizados pela Michelin no circuito do Val-d’Isère, na Sabóia.

Pneu verão vs pneu inverno : o teste na neve da Michelin Pneu verão vs pneu inverno : o teste na neve da Michelin - Copyright © : Rezulteo

É necessário relembrar :

Pneu neve ou pneu inverno ?  Mesmo se o vocábulo « pneu inverno » começa a entrar nos hábitos, muitos são aqueles que falam de « pneu neve ». No entanto, os pneus de inverno não são úteis apenas quando começa a nevar. Na realidade, estes melhoram a nossa segurança quando as temperaturas baixam. 

Quais são as diferenças entre um pneu de inverno e um pneu de verão ? Um pneu de inverno foi concebido para proporcionar boas performances abaixo de 7°C. Distinga-se de um pneu de verão através da flexibilidade da sua borracha com temperaturas baixas e da escultura muito dentada do seu perfil. > Ler mais 

As qualidades de um pneu de inverno são particularmente visíveis nos pisos com neve. Isto foi indubitavelmente comprovado pelos testes efectuados pela Michelin no circuito do Val-d’Isère, na Sabóia.

Teste de travagem



    • Veículos utilizados : Renault Mégane 3
    • Pneus utilizados : Michelin Alpin 4 (pneu inverno) e Michelin Primacy 3 (pneu verão)
    • Dimensões : 195 65R15
    • Revestimento : neve compactada
    • Condições do teste : carros que andam a 40 km/h, travagem máxima a partir de uma zona marcada.

    O resultado : a distância de travagem do veículo equipado com pneus de verão é o dobro da do veículo equipado com pneus de inverno. Com o Primacy 3, a motricidade na neve é quase nula, o carro é incapaz de ter um rumo correcto e a segurança activa é significativamente afectada. Com o Alpin 4, entramos num universo diferente. O carro está equilibrado, eficaz e seguro.

     

    Teste de motricidade



      • Veículos utilizados : BMW Série 1
      • Pneus utilizados : Michelin Alpin 4 e Michelin Primacy 3
      • Dimensões : 205 55R16
      • Revestimento : neve compactada
      • Condições do teste : arranque com pouca velocidade e aceleração progressiva para superar uma ligeira inclinação.



      O resultado : num veículo com propulsão (rodas traseiras motrizes) como o BMW Série 1, os problemas de aderência são muito acentuados. Equipado com pneus de verão, o BMW é praticamente incapaz de se deslocar. Cada arranque implica uma dosagem sábia do pedal do acelerador. Nenhuma dificuldade, no entanto, para o Alpin 4. Neste exercício, a sua vantagem sobre o Primacy 3 é notória.