Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - Pneu inverno : é possível conduzir com pneus de inverno no verão ?

Pneu inverno : é possível conduzir com pneus de inverno no verão ?

Pneus de inverno Publicado no 14/03/14 por João

Os fabricantes recomendam a substituição dos pneus de inverno quando a profundidade da banda de rodagem é inferior a 4 mm. Abaixo desse limite, os pneus perdem a sua eficiência em condições de inverno. Contudo, alguns automobilistas não conseguem colocar no lixo esses pneus meios usados. É possível acabar de usar esses pneus durante o verão ?

Conduzir no verão com pneus de inverno ? Conduzir no verão com pneus de inverno ? - Copyright © : rezulteo

Conduzir no verão com pneus de inverno que não serão utilizados no próximo ano ? A pergunta é legítima. De facto, não existe nenhuma proibição na legislação portuguesa, desde que a profundidade das ranhuras seja superior a 1,6 mm. Além disso, usar um pneu até ao fim revela bom senso, tanto no plano económico que no plano ambiental. Mas em termos de segurança ?

Com base nos testes efectuados pela Adac, um organismo de teste europeu independente, a diferença de desempenho entre os pneus de inverno e os pneus de verão em piso seco pode ser significativa. A distância de travagem para passar dos 100 km/h à paragem total pode aumentar de mais de 15 metros, ou seja o equivalente a três ou quatro veículos. Em piso molhado, o fenómeno de aquaplanagem ocorre numa velocidade menor. É preciso, contudo, relativizar esses resultados. De facto, os testes da Adac são efectuados com pneus novos. Contudo, ao desgastar-se, os pneus de inverno vêem as suas performances em piso seco aproximarem-se das performances de um pneu de verão.

Outra performance a analisar : o desgaste. Os pneus de inverno utilizam misturas de borracha que permanecem flexíveis com temperaturas baixas mas que se desgastam mais rapidamente num revestimento quente, sobretudo com uma condução desportiva. Mas este factor aqui tem pouca importância, porque trata-se de acabar de usar um pneu de inverno.

Em conclusão, a utilização de pneus de inverno no verão não levanta objecções particulares, desde que o pneu esteja meio usado e que reduza a velocidade para compensar a queda de desempenho na travagem.