Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - A Nokian inventa um pneu de inverno com pregos retractáveis

A Nokian inventa um pneu de inverno com pregos retractáveis

Pneus de inverno Publicado no 13/03/14 por João

Difícil de encontrar a fórmula perfeita em matéria de pneus de inverno quando as condições são muito variáveis. A Nokian propõe uma solução surpreendente que poderá mudar o rumo da categoria.

Conceito Nokian pneu com pregos A Nokian trabalha actualmente num pneu com pregos retractáveis ! - Copyright © : Nokian

Um problema de polivalência

Existe um grande número de pneus de inverno diferentes concebidos para responder a necessidades muito específicas. Se precisar de um pneu para circular no inverno num piso « negro » em montanha com por vezes um pouco de neve, é o pneu de inverno tipo « alpino » que se impõe. Se pelo contrário circular em condições de muito frio em estradas cobertas de gelo, deverá então recorrer a um produto extremo como o pneu nórdico com pregos. Mas se circular simultaneamente em terrenos « simples » e terrenos « extremos », torna-se complicado : nunca terá um pneu capaz de se comportar bem nos dois terrenos em simultâneo. O pneu sem pregos será ultrapassado pelo gelo em abundância, e o pneu com pregos será um pesadelo para conduzir num asfalto seco e sem neve. 

 

A solução dos pregos retractáveis

Nokian, refletiu num conceito muito inovador que permitiria no papel enfrentar sem dificuldades todas as condições possíveis : um pneu de inverno sem pregos (portanto, capaz de evoluir confortavelmente em terrenos simples como uma estrada húmida, seca ou com pouca neve) que faria aparecer pregos na sua superfície quando as condições assim o exigirem. A transformação seria efectuada através de um simples botão que faria sair (ou entrar) os pregos. Em teoria, a ideia é extremamente interessante porque permitiria conceber um pneu de inverno com uma polivalência incomparável. Apresentado no 80º aniversário da invenção do pneu de inverno pela Nokian, este conceito deve fazer o seu caminho nos gabinetes de estudos do fabricante nos próximos anos.