Pneus de inverno: conselhos para conduzir em toda a segurança - 10 coisas a saber sobre os pneus de inverno

10 coisas a saber sobre os pneus de inverno

Pneus de inverno Publicado no 18/12/14 por João

Propomos hoje um resumo dos temas mais recorrentes, com uma análise das crenças verdadeiras e falsas.

Ilustração pneus inverno Todas as respostas certas a todas as perguntas que fazemos sobre os pneus de inverno ! - Copyright © : rezulteo

1. É possível colocar apenas dois pneus de inverno :

 

FALSO : Devem ser colocados quatro pneus de inverno. Ao colocar apenas 2 pneus de inverno, o comportamento do veículo na estrada pode tornar-se caricatural e perigoso. Com uma tendência para a derrapagem do trem dianteiro e traseiro em função da posição dos pneus de inverno no veículo. 

Ilustração em vídeo com um carro equipado com pneus de inverno no eixo dianteiro e pneus de verão no eixo traseiro sobre um piso com neve :

 

Para saber mais, ler o guia É possível colocar pneus de inverno apenas no eixo dianteiro ?


2. Um 4x4 não necessita de pneus de inverno :


FALSO
 : Um 4x4 na neve não poderá fazer absolutamente nada se não tiver uma boa aderência proporcionada por pneus adaptados. Poderá revelar-se mesmo perigoso numa descida com neve e deslizar devido ao seu peso. 


Para saber mais
, ler o guia  Os 4x4 necessitam de pneus de inverno ? 


Carro e nuvem de neveCopyright © : Nokian

 

3. Um pneu de inverno só é eficiente na neve :


FALSO :
 Um pneu de inverno torna-se legítimo em todos os pisos e em todas as condições quando a temperatura desce abaixo dos 7°C. Para informação, num piso molhado com uma temperatura de 5°C, um pneu de verão precisará em média de mais 4 metros do que um pneu de inverno para parar em caso de travagem.


Para saber mais
, ler o guia Quais são as diferenças entre um pneu de inverno e um pneu de verão ?

 

4. É necessário sobre encher os pneus no inverno :


VERDADEIRO :
 A pressão dos pneus está associada à temperatura ambiente. Porque a pressão medida é menos importante com uma temperatura baixa, convém adicionar 0,2 bar à pressão habitualmente preconizada durante o inverno.


Para saber mais
, ler o guia Qual é a pressão no inverno ?

 

5. Um pneu estreito é mais eficaz na neve :


VERDADEIRO :
 Uma largura inferior da banda de rodagem favorece a motricidade e a aderência na neve.

Para conhecer as dimensões dos pneus homologados para o seu veículo, clique aqui

 

6. Os pneus nórdicos e alpinos são diferentes :


VERDADEIRO :
 Os pneus alpinos (ou inverno) são previstos para uma utilização dita clássica num território com clima temperado onde o automobilista pode encontrar neve, alcatrão ou chuva... Um pneu nórdico é previsto para uma utilização em condições de inverno rigorosas com temperaturas muito frias. 


Para saber mais
, ler o guia Nórdico, alpino, com prego, todas as estações : escolha um pneu para o inverno 

 

7. Os pneus M+S são verdadeiros pneus de inverno :


FALSO :
 A única menção que atesta as qualidades de inverno de um pneu é 3PMSF (montanha e floco que significam Three Peak Mountain Snow Flake)


Para saber mais
, ler o guia  Os pneus M+S são pneus de inverno ?

 

marcação M+SCopyright © : All Rights Reserved

 

8. É possível circular com um pneu de inverno no verão :


VERDADEIRO
 : Mas um pneu de inverno não poderá garantir um nível de prestação e de segurança que rivaliza com um pneu de verão quando o termómetro sobe acima dos 7°C. 
Além disso, pode desgastar-se rapidamente com temperaturas elevadas.


Para saber mais
, ler o artigo  Pneu inverno : pode-se circular com ele no verão ?

 

9. Os pneus neve e de inverno são diferentes :


FALSO
 : Pneu neve, pneu alpino e pneu de inverno pertencem a uma única e mesma categoria de produtos. Apenas os pneus nórdicos pertencem a uma categoria diferente.

 

10. Os pneus de inverno são mais caros do que os pneus de verão :


VERDADEIRO
 : Em média, com uma dimensão idêntica, os pneus de inverno são 15 a 20 % mais caros do que os pneus de verão. Estima-se, no entanto, que esta diferença deverá diminuir nos próximos anos com a democratização dos pneus de inverno.