Guia de pneus de inverno - Quais são as diferenças entre um pneu inverno e um pneu verão ?

Quais são as diferenças entre um pneu inverno e um pneu verão ?

Seus pneus no inverno Julien

Um pneu inverno é concebido para desempenhar óptimas performances abaixo de 7°C. Distingue-se de um pneu verão pela flexibilidade da sua borracha com temperaturas baixas e pela escultura muito entalhada do seu perfil.

Diferenças entre pneus de verão e de inverno Quais são as diferenças entre un pneu de verão e um pneu de inverno? - Copyright © : Rezulteo

Uma borracha flexível com temperaturas baixas

Distanças de travagem verão/invernoCopyright © : All Rights Reserved
As propriedades da borracha que compõe a banda de rolamento dependem em primeiro lugar da temperatura. Um pneu verão está optimizado para rolar com temperaturas superiores a 7°C. Abaixo deste limite, a borracha da banda de rolamento fica mais dura e tem um desempenho limitado (ver o gráfico abaixo).
Num pneu inverno, a elasticidade da borracha depende das baixas temperaturas. Este processo garante uma aderência optimizada nas condições de inverno.

Um perfil muito entalhado

Ao comparar as esculturas de um pneu inverno com as esculturas de um pneu verão, verificam-se várias diferenças :  

Uma taxa de entalhe importante


Taxa de entalhe importanteCopyright © : rezulteo
O desenho da banda de rolamento de um pneu inverno comporta muitas ranhuras que aumentam o número de arestas e de ângulos de ataque, conferindo-lhe assim uma motricidade optimizada.

 

 

 

 

 

 

Uma forte lamelização


Uma forte lamelizaçãoCopyright © : rezulteo
Um pneu inverno tem cinco vezes mais lamelas que um pneu verão. Esta forte lamelização permite melhorar a aderência multiplicando o número de arestas que vão interagir com a neve compactada do piso.
Exemplo de um pneu inverno Dunlop SP Winter Sport 3D

 

 

 

 

 

 

Ranhuras largas


Pneu com ranhuras largasCopyright © : rezulteo
Um pneu inverno tem duas, três ou quatro ranhuras centrais largas (circunferenciais) que permitem uma evacuação rápida da água e da neve derretida.
Exemplo de um pneu inverno Michelin Primacy Alpin

 

 

 

 

 

 

 

Uma escultura muitas vezes direccional…


Escultura direccionalCopyright © : rezulteo
Os pneus inverno são muitas vezes direccionais, isto significa que têm em conta o sentido de rolamento. A respectiva escultura apresenta um desenho em V para uma drenagem optimizada da neve derretida e para reduzir o ruído de rolamento. Um pneu direccional apresenta habitualmente uma seta que indica o sentido de rotação.
Exemplo de um pneu inverno Goodyear Ultragrip 7+

 

 

 

 

 

… e por vezes assimétrica

 

Pneu com escultura asimétricaCopyright © : rezulteo
Alguns pneus invernotêm um perfil assimétrico. A respectiva banda de rolamento é então dividida em três bandas (interna, central, externa), que oferecem cada uma qualidades diferentes. A respectiva sinergia permite optimizar as performances do pneu. As faces interna e externa serão designadas com « Inside » (interior) e « Outside » (exterior).

Exemplo de um pneu inverno Pirelli WinterSottozero 210