Guia de pneus de inverno - Pneus inverno ? Muito caro para mim !

Pneus inverno ? Muito caro para mim !

Seus pneus no inverno

Não acredita nisso. Ao alternar correctamente pneus verão e pneus inverno você não gasta mais borracha.

Pneus inverno Zoom das bandas de rolamento dos pneus inverno novos - Copyright © : All Rights Reserved

Com certeza, comprar quatro pneus neve, ver quatro jantes suplementares se queremos evitar a operação montagem-desmontagem, representa um investimento significativo. Mas é mais uma questão de tesouraria de que uma despesa adicional.

Primeiro, um pneu inverno não é muito mais caro de que um pneu verão : em média 30% de acordo com as dimensões, as marcas e as categorias.

Em seguida,  enquanto rola com os pneus inverno, você não desgasta os pneus verão.  Se utilizar os pneus inverno durante cinco meses (de Novembro a Março), você também prolonga a vida útil dos pneus verão. Resultado : sabendo que um automobilista muda os pneus todos os três anos em média, se alternar correctamente pneus verão e pneus inverno, para um mesmo rendimento quilométrico, só precisará de um conjunto de pneus verão e de um conjunto de pneus inverno durante seis anos (ler caixa).

Finalmente, rolar em toda a segurança durante o inverno não merece esse investimento ? Ao prever este investimento no seu orçamento, você está a garantir a sua tranquilidade. De acordo com um inquérito sobre pneus, 85% dos automobilistas admitem que o fenómeno de ansiedade associado às condições de condução no inverno aumenta os riscos de acidente.

 

Pagar os seus pneus de inverno mais baratos

No inverno, tira-se o pé do acelerador. Assim, para reduzir o custo do seu investimento, pode optar por pneus inverno que apresentam um índice de velocidade inferior aos pneus verão. É recomendado não reduzir o índice de mais de uma letra. Por exemplo, passando de W (270 km/h) para V (240 km/h).

Os pneus inverno desgastam-se mais rapidamente ?

Não. Sob as condições de inverno, a borracha dos pneus inverno não tem nenhum efeito sobre o nível de desgaste. No entanto, o desgaste será mais rápido se o pneu for utilizado encima de uma temperatura de 7°C. Da mesma forma, um pneu verão utilizado no inverno terá um desgaste mais rápido, porque terá de efectuar um maior esforço : travagem maior, derrapagem maior, manutenção da direcção, patinagem ao arranque …