Guia de pneus de inverno - Pneu neve, pneu inverno, pneu com pregos, correntes : todos os equipamentos auto para enfrentar a neve e o frio

Pneu neve, pneu inverno, pneu com pregos, correntes : todos os equipamentos auto para enfrentar a neve e o frio

Seus pneus no inverno

Existe uma diferença entre o pneu neve e o pneu inverno ? Quando é que devemos colocar correntes para a neve ? Tudo o que é preciso saber sobre os equipamentos auto para enfrentar as condições de inverno.

Empreinte pneu neige Le guide de l'équipement hiver au complet ! - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

Os equipamentos de inverno

 

 

 

 

PNEU INVERNO : eficaz quando a temperatura desce abaixo de 7°C

Pneu todas as estações: verão e invernoCopyright © : All Rights Reserved
Pneu neve ou pneu inverno ? Na realidade, a alternativa não existe. Em Portugal, o pneu neve em si não existe. O único pneu que permite enfrentar o mau tempo - chuva, vento, neve ou gelo – em toda a segurança é o pneu inverno.

O pneu inverno distinga-se do pneu verão através da sua borracha e da escultura do seu perfil. 
Borracha. O pneu inverno é fabricado com uma mistura de borrachas que permanece flexível a baixas temperaturas e aumenta a aderência nos pisos escorregadios.
Perfil. O pneu inverno apresenta uma escultura mais dentada, proporcionando uma maior motricidade, uma travagem optimizada e uma redução do risco de aquaplanagem.

Ler também :

 

PNEU TODAS AS ESTAÇÕES : quando o inverno é ameno

Os pneus todas as estações no invernoCopyright © : All Rights Reserved
Concebidos para o mercado norte-americano, os pneus todas as estações, ainda denominados « All Season » ou « All Weather », oferecem um compromisso entre os pneus de verão e os pneus de inverno. As suas performances no inverno são superiores aos pneus de verão mas permanecem inferiores aos pneus de inverno. São adequados para as regiões onde o inverno é pouco rigoroso.

Ler também :

 

CORRENTES PARA A NEVE :  obrigatórias em determinadas situações

CORRENTES PARA A NEVECopyright © : All Rights Reserved
É prudente ter correntes no carro para enfrentar situações de neve súbita ou estradas de montanha, para aceder a certas estações de esqui, por exemplo. As correntes permitem restaurar a motricidade e a aderência às rodas num piso com neve.