Guia de pneus de inverno - O que vale um pneu todas as estações?

O que vale um pneu todas as estações?

Seus pneus no inverno

Fruto de um compromisso, o pneu todas as estações não pretende rivalizar com um pneu de inverno. Se permite evitar a substituição dos pneus duas vezes por ano, este não oferece a mesma segurança quando o piso fica frio e escorregadio. Além disso, o desgaste é mais rápido e o consumo de combustível é maior.

Estrada e nevoeiro Os pneus todas as estações são realmente adaptados às condições de inverno? - Copyright © : Rezulteo

O pneu todas as estações também é conhecido sob a denominação de pneu quatro estações ou ainda sob os seus vocábulos americanos de pneu « All Season » ou pneu « All Weather ». É um pneu intermédio entre o pneu de verão e o pneu de inverno. Concebido à partida para o mercado americano, o mesmo pneu pode ser utilizado durante todo o ano. Permite então evitar a compra de pneus de inverno e a substituição dos pneus no outono e na primavera.

Menos seguro que os pneus de inverno

Apesar de beneficiar em geral da marcação M+S, as suas características aproximam-no mais de um pneu de verão de que de um pneu de inverno. Não oferece, portanto, o mesmo nível de segurança que um pneu de inverno quando as temperaturas descem abaixo de 10°C e o piso fica escorregadio. Estes resultados são confirmados por testes realizados pelo Touring Club suíço (TCS).

Performance avaliada 
Condições do teste 
Pneu
verão
Pneu
inverno
Pneu todas as estações

Distância de travagem em piso seco

100 à 0 km/h
± 10°C
38 m51 m49 m
100 à 0 km/h
± 20°C
38 m57 m52 m

Distância de travagem em piso molhado


80 à 0 km/h
± 10°C
43 m40 m44 m
80 à 0 km/h
± 20°C
40 m45 m47 m
Distância de travagem na neve  
40 à 0 km/h61 m29 m42 m
Consumo de combustível
7,5 l/100 km7,6 l/100 km7,9 l/100 km

Desgaste

± 10°C105%100%115%
± 20°C100%115%110%

(Fonte : Touring Club suíço) 

Menos rentável que os pneus de estação

Além disso, um pneu todas as estações terá um desgaste mais rápido que um pneu de inverno utilizado no inverno (+15%) e um pneu de verão utilizado no verão (+10%). Apresentará também uma resistência ao rolamento mais importante, resultando num maior consumo de combustível. De um ponto de vista económico é mais interessante alternar entre pneus de verão e pneus de inverno que circular com pneus todas as estações, como o demonstra a simulação do TCS abaixo.

Componentes de custos4 pneus verão4 pneus inverno12 pneus todas as estações
Pneus (1)470 €473 €1 798 €
Jantes (2)486 €
Substituição (3)130 €130 € 
Montagem-calibragem (4)149 €149 €224 €
Consumo de combustivel (5)4 101 €4 155 €8 639 €
Total10 243 €10 661 €

(1)  Tempo de vida útil : 6 anos ou 90 000 km ; 45 000 km para os pneus verão e inverno, 30 000 km para os pneus todas as estações.

(2)   4 jantes em alumínio.

(3)   Calibragem e substituição das válvulas não incluídas.

(4)   Substituição das válvulas incluídas no ano 3.

(5)   Pneus verão : 7,5 l/100 km ; pneus inverno : 7,6 l/100 km ; pneus todas as estações : 7,9 l/100 km. Preço do combustível : 1,30 €