Guia de pneus de inverno - Deve contentar-se com pneus de inverno apenas no eixo dianteiro ?

Deve contentar-se com pneus de inverno apenas no eixo dianteiro ?

Seus pneus no inverno João

Colocar pneus de inverno no seu veículo quando a estação fria chega, é bom para a segurança. Mas é preciso certificar-se que estão colocados de forma a tornar o veículo totalmente controlável quando as condições ficam difíceis.

Sinal curva piso com neve Colocar pneus de inverno no eixo dianteiro ou traseiro é suficiente para uma segurança máxima ? - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

Tracção ou propulsão ?

No mercado automóvel actual, a maioria dos veículos vendidos estão equipados com uma transmissão nas rodas dianteiras, denominada « tracção ». Isto significa que o motor transmite a sua potência apenas para o eixo dianteiro e neste caso, as rodas traseiras não são motrizes. São então as rodas dianteiras que permitem fazer avançar o veículo e propulsá-lo. Se conduzir um automóvel de tipo tracção, deverá colocar as correntes de neve principalmente no eixo dianteiro e é desaconselhado colocar apenas dois pneus de inverno.

 

No eixo dianteiro ou traseiro ? Simplesmente nos dois

Tecnicamente, instalar pneus de inverno no eixo dianteiro num veículo de tipo tracção permite assegurar uma boa motricidade em recta quando o piso se deteriora com o frio e em particular com a neve. E nas curvas, pode manter um poder direccional suficiente... desde que disponha de pneus de inverno no eixo traseiro. Porque o comportamento dinâmico de um automóvel implica fortes pressões no eixo traseiro : de facto, as rodas dianteiras permitem dirigir o veículo, mas imagine que deve enfrentar uma curva num veículo equipado apenas com pneus de inverno no eixo dianteiro num piso com neve. O veículo entra na curva sem problemas, mas,  a traseira do veículo terá tendência em derrapar com um ângulo podendo levar a um pião se a velocidade e as condições forem desfavoráveis a um controlo do automóvel.

O eixo traseiro tem naturalmente tendência em deslizar. Por isso é absolutamente necessário colocar quatro pneus de inverno no seu veículo, incluindo numa tracção : os pneus colocados no eixo dianteiro permitem manter a motricidade e o poder direccionalos pneus colocados no eixo traseiro garantem um bom controlo do veiculo em curva. Não há nenhuma outra solução para manter um bom nível de segurança no inverno, principalmente na presença de neve e gelo. Com apenas 2 pneus de inverno no eixo dianteiro, o seu veículo tornar-se-á potencialmente perigoso, deteriorando o seu comportamento e o seu equilíbrio. Isso é principalmente válido nos pisos com uma aderência reduzida.

 

Ler também

>> Ver artigo vídeo Por que deve colocar quatro pneus de inverno