Concepção e fabricação do pneu - As 6 funções do pneu

As 6 funções do pneu

Pneu e tecnologia João

O pneu é um órgão essencial do seu veículo. Único ponto de contacto com o solo, deve permitir acelerar, virar, travar quaisquer que sejam as condições da estrada, a condução adoptada e as condições climáticas. Deve proporcionar ao mesmo tempo um sentimento de conforto para o condutor e os passageiros

As 6 funções do pneu As seis funções essenciais do pneu : transportar, rolar, guiar, transmitir, amortecer e durar - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

O pneu assegura precisamente seis funções essenciais para a sua segurança e o seu bem-estar : transportar; rolar ; guiar ; transmitir ; amortecer ; durar.

 

1.  Transportar

Um pneu transporta mais de 50 vezes o seu peso e sofre mais de 20 milhões de deformações durante a sua vida útil. Além disso, deve resistir a transferências de cargas consideráveis na aceleração e na travagem.

2.  Rolar

Um pneu deve manter as suas performances quaisquer que sejam as condições do piso e com temperaturas que podem variar entre -50°C e +50°C. Por razões de eficiência e de preservação do ambiente, o pneu deve oferecer uma baixa resistência ao rolamento.

3.  Guiar

O pneu deve assegurar a estabilidade da trajectória do veículo em qualquer circunstância. Isto significa que deve poder suportar os esforços transversais sem deriva. Esta qualidade depende, entre outras, de uma escolha correcta da pressão entre os eixos dianteiro e traseiro.

4.  Transmitir

  Linha recta, curva, aceleração, travagem… O pneu transmite a qualquer momento a energia do motor para o solo. Deve responder às múltiplas solicitações da condução, do piso e do ambiente. Fornece esforços longitudinais e transversais que podem atingir a sua própria carga numa superfície do tamanho de uma mão.

5.  Amortecer

O pneu absorve o obstáculo e amortece as irregularidades da estrada, assegurando o conforto do condutor e dos passageiros assim como a longevidade do veículo. O seu principal trunfo é a flexibilidade, nomeadamente na direcção vertical.

6.  Durar

A vida útil de um pneu depende das condições de uso (carga, velocidade, estado do piso, estado do veículo, estilo de condução...) e da qualidade do contacto com o solo. A pressão tem então um papel importante neste domínio. Actua sobre a :

  • a dimensão e a forma da área de contacto ;
  • a repartição dos esforços nos vários pontos do pneu em contacto com o solo.

 

Fonte : Filme Michelin "As funções do pneu"