Guia de manutenção dos pneus - Verifique os seus pneus antes de ir de férias

Verifique os seus pneus antes de ir de férias

Manutenção dos pneus João

Para ir de férias com tranquilidade, é necessário verificar vários órgãos do seu carro antes da partida. Começando pelos pneus : a sua segurança depende em grande parte deles. Pressão, desgaste, roda de reserva, seguro anti-furo … a check-list do automobilista prevenido.

Cargamento do carro Também deve-se pensar nos pneus antes de ir de férias! - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo

Mais de metade dos europeus (54%) levam o carro nas férias de verão, e entre eles um em dois percorre mais de 1 000 km, muitas vezes o maior trajecto do ano. Estas são as conclusões de um estudo sobre os hábitos de comportamento dos automobilistas de 15 países da Europa realizado em Maio de 2011 pelo instituto APCO Insight para o grupo Goodyear-Dunlop Europe. Dado o impacto dos pneus na segurança do veículo bem como no consumo de combustível, e portanto nas emissões de CO2,  é essencial verificar se estes estão correctamente enchidos e em bom estado antes de pegar a estrada.

 

La check-list de l'automobiliste prévoyant

Checkbox IcôneDesgaste dos pneus   
Checkbox IcônePressão dos pneus    
Checkbox IcôneRoda de reserva   
Checkbox IcôneNíveis, ópticas e limpa-vidros  
Checkbox IcôneCaravanas e reboques    
Checkbox IcôneConselhos de condução 

 

> Desgaste dos pneus

O primeiro ponto a verificar é o estado de desgaste dos pneus do seu carro. Para isso, uma olhada rápida não é suficiente. 

• É necessário verificar se a banda de rolamento não atinge o indicador de desgaste e se as paredes não apresentam cortes ou deformações. 

• Ao passar a mão sobre a superfície do pneu, deve verificar se esta não apresenta desgastes anormais.

• A partida para férias pode ser a oportunidade para permutar os seus pneus dianteiros e traseiros para um desgaste mais uniforme.

Saber mais sobre o desgaste dos pneus 

> Pressão dos pneus

Vérifiez la pression de vos pneusCopyright © : Horace Ko

Depois de verificar o estado dos pneus, deve verificar se o enchimento está correcto. Um inquérito, encomendado pela Bridgestone em Maio de 2013, mostrou que cerca de oito automobilistas europeus em cada 10 circulam com pneus subenchidos. Um resultado preocupante quando se sabe que um pneu fortemente subenchidos pode rebentar em alta velocidade, na auto-estrada nomeadamente. Além disso, uma pressão muito baixa dos pneus provoca um desgaste prematuro dos pneus e um consumo de combustível maior.

Finalmente, em caso de carga importante do veículo – o que é frequente quando se vai de férias – é recomendado adicionar 0,2 a 0,3 bar de pressão para evitar um esmagamento do pneu.

Saber mais sobre a pressão dos pneus 


> Roda de reserva

Roue de secours et cricCopyright © : All Rights Reserved

Mesmo se os furos são cada vez mais raros (uma vez todos os 75 000 km, de acordo com a Michelin), é indispensável verificar se a sua roda de reserva está em condições de circular e se dispõe das ferramentas necessárias para efectuar a substituição da roda defeituosa.

Se o veículo não estiver equipado com uma roda de reserva mas com uma bomba anti-furo,  verifique se o prazo de validade ainda é válido.

Além disso, você beneficia talvez de um serviço de assistência em caso de furo  (incluído no seu seguro auto ou subscrito no momento da compra dos seus pneus). Neste caso, não se esqueça de colocar nos papéis do carro o número de telefone para o qual ligar em caso de emergência.

> Os outros pontos a verificar

Vérifiez le niveau d'huile de votre véhiculeCopyright © : All Rights Reserved

Uma vez o controlo dos pneus realizado, pode verificar outros órgãos importantes do veículo : travões, motor, limpa-vidros, ópticas…

Os níveis. É indispensável verificar o nível dos vários líquidos que contribuem para o correcto funcionamento do seu carro :
• Óleo motor : controlo visual através da vareta.
• Líquido de arrefecimento : controlo visual no reservatório (em motor frio).
• Líquido dos travões : controlo visual no reservatório.
• Líquido da direcção assistida : controlo visual no reservatório.
• Líquido do limpa-vidros : controlo visual no reservatório.

As ópticas. Devem estar limpos e em bom estado. Verifique todas as luzes e piscas.

Os limpa-vidros. Verifique se a borracha ainda está flexível e aproveite para verificar se o pára-brisa não contém nenhum impacto que o possa fragilizar.

 

> Caravanas e reboques

Caravana atreladaCopyright © : iStockphoto.com/rezulteo
Se arrasta uma caravana ou um reboque, aqui estão algumas recomendações a seguir para evitar o rebentamento de um pneu, sempre perigoso, nomeadamente na auto-estrada.

> Respeite as indicações de velocidade e de carga máximas previstas pelo construtor da caravana ou do reboque.
É recomendado utilizar pneus reforçados (reinforced) se rolar muito tempo no limite da capacidade de carga.
pressão de enchimento de referência é geralmente de 2,5 bars para um pneu standard e de 3 bars para um pneu reforçado. Esta será aumentada de 0,5 bar em caso de carga pesada. Ou seja 3 bars para um pneu standard e 3,5 bars para um pneu reforçado.
Mesmo se rolaram pouco, os pneus das caravanas ou dos reboques não devem fazer mais de 5 estações. Com efeito, os pneus tendem em deformar-se durante os períodos de paragem. Se estes apresentam pequenos cortes perto da jante, deve substitui-los.

No verão, cuidado com as trovoadas !

Além dos conselhos de segurança fornecidos pela pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária na véspera das férias, vale a pena relembrar que o verão é uma estação propícia para as trovoadas. As fortes precipitações que ocorrem nas estradas onde a gordura acumulou podem aumentar as distâncias de travagem, e no pior dos casos provocar fenómenos de aquaplanagem e de perda de controlo do veículo.

Reduza fortemente a velocidade se estiver no meio de uma tempestade ou aproveite para parar na área de serviço mais próxima.