Guia de manutenção dos pneus - Saiba identificar os desgastes anormais

Saiba identificar os desgastes anormais

Manutenção dos pneus

Um desgaste irregular – assimétrico, no centro, nas extremidades – indica muitas vezes um problema mecânico ou uma pressão incorrecta. Em todos os casos, a intervenção de um especialista é necessária.

Desgaste ombro de um pneu Desgaste localizado no ombro de um pneu de 4x4 - Copyright © : Rezulteo

Os seus pneus devem ser substituídos quando alcançam o nível mínimo assinalado pelo indicador de desgaste. Contudo, pode aparecer um desgaste anormal em certos locais sem que o indicador seja afectado. Neste caso, deverá substituir os pneus o mais rapidamente possível.

Este tipo de desgaste é em geral o sinal de um problema mecânico
– paralelismo, alinhamento, suspensão, transmissão – ou de uma pressão inadequada (ver condução desportiva). Se isto acontecer, consulte um especialista em pneus.

Desgaste em forma de ondas

Desgaste das facetas dum pneuCopyright © : rezulteo

O desgaste em forma de ondas abrange muitas vezes os pneus traseiros. Pode ser proveniente de um alinhamento incorrecto das rodas, mas também de um péssimo estado dos amortecedores.

Desgaste assimétrico

Desgaste asimétrico dum pneuCopyright © : rezulteo

O desgaste crescente de um lado para o outro resulta de uma fricção anormal na estrada causado por um defeito de paralelismo. Um desgaste uniforme da banda de rolamento é preferível por forma a garantir o desempenho do pneu.

Desgaste ao centro

Desgaste no centro do pneusCopyright © : rezulteo

Um desgaste mais importante ao centro da banda de rolamento é causado em geral por um sobreenchimento prolongado. Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês.

Pneu com desgaste nas extremidades da banda de rolamento

Desgaste no flanco do pneuCopyright © : rezulteo

Um desgaste mais pronunciado nos ombros do pneu significa muitas vezes um subenchimento prolongado. Isto deve ser evitado, porque reduz a vida útil do pneu e aumenta o consumo de combustível causado por uma forte resistência ao rolamento.

O conselho de rezulteo : passe a mão na banda de rolamento nos dois sentidos. Se verificar um desgaste por placas, isto indica em geral amortecedores cansados ou um alinhamento incorrecto. Verifique o alinhamento ou a suspensão das rodas. 

Ler também

>> Permute os seus pneus para um desgaste menor

>> Quando se deve mudar os pneus ?

>> Montagem dos pneus : o que deve saber

>> O alinhamento das rodas e o ajuste da geometria

>> Controle também a roda sobresselente

>> Pressão dos pneus : verificar uma vez por mês

>> Como medir o desgaste de um pneu ?