Guia de manutenção dos pneus - O equilibrado das rodas e o ajuste da geometria

O equilibrado das rodas e o ajuste da geometria

Manutenção dos pneus

Estas duas operações são indispensáveis para a sua segurança, o seu conforto e para a longevidade dos pneus e da mecânica.

Controlo equilibragem pneu Controlo de equilibragem de um pneu por um profissional - Copyright © : Rezulteo

O equilibrado e o ajuste da geometria são duas operações essenciais que permitem optimizar o desempenho dos seus pneus. São realizadas aquando da montagem dos pneus e devem ser repetidas se necessário.

O equilibrado dos pneus

Um pneu equilibrado roda no seu eixo sem provocar vibrações, graças a uma repartição correcta das massas. Para obter um equilibrado perfeito, são colocados pesos em alguns pontos da jante. Esta operação só pode ser efectuada por um especialista, porque exige material de medição específico.

Um bom equilibrado permite :

  • Um maior conforto de condução ;
  • Uma longevidade acrescida do pneu ;
  • Uma menor solicitação da mecânica.

O ajuste da geometria

O controlo da geometria consiste em optimizar os ângulos e alinhamentos reguláveis no seu veículo (inclinação dos pivots, avanço, inclinação, paralelismo) tendo em conta os dados do construtor e o desgaste dos pneus.

Cada veículo possui ajustes de geometria precisos, estabelecidos pelo construtor. Estes ajustes devem ser rigorosamente cumpridos para responder às exigências de aderência à estrada, de estabilidade, de precisão da direcção e para prevenir um desgaste anormal da direcção e dos pneus.

O conselho de rezulteo : um volante que vibra é em geral o sintoma de um alinhamento incorrecto ou de uma perda de massa. Não espere mais : mande alinhar rapidamente as suas rodas num especialista !

Ler também

>> Controle também a roda sobresselente

>> Pressão dos pneus : verificar uma vez por mês

>> Como medir o desgaste de um pneu ?

>> Saiba identificar os desgastes anormais

>> Permute os seus pneus para um desgaste menor

>> Quando se deve mudar os pneus ?

>> Montagem dos pneus : o que deve saber