Guia de manutenção dos pneus - Depois de quantos anos é necessário trocar os pneus ?

Depois de quantos anos é necessário trocar os pneus ?

Manutenção dos pneus João

Um pneu é um equipamento que se desgasta com os quilómetros e que envelhece. Com os anos, os componentes variam e as performances diminuem. É por isso que a maioria dos fabricantes recomendam aos automobilistas um controlo anual dos pneus depois de cinco anos de utilização e a substituição dos mesmos quando estes atingem o limite de idade de 10 anos.

Pneu envelhecido Pneu com fissuras nas paredes - Copyright © : Philboy - Caradisiac

Não confundir desgaste com envelhecimento

Um pneu é composto de vários materiais  (borrachas, cabos de aço, fibras têxteis…), cuja qualidade influencia directamente as performances do pneu.   No entanto, as propriedades destes componentes variam com o tempo.

 Esta evolução depende de vários factores :

  • Condições climáticas :  mesmo se as borrachas estão previstas para suportar grandes variações de temperatura, o seu envelhecimento será mais rápido em ambientes muito frios ou muito quentes.

Condições de armazenamento :  higrometria, ventilação, luminosidade, temperatura, exposição aos solventes, tantos parâmetros que afectam a qualidade de armazenamento, e assim a vida útil do pneu. Para não falar da forma como os pneus são armazenados…

  • Condições de utilização :  a longevidade de um pneu dependerá evidentemente da carga suportada, do estilo de condução (velocidade, aceleração, travagem…), da pressão e da qualidade da manutenção…

É portanto difícil indicar o tempo de utilização recomendado de um pneu.

Um controlo anual depois de cinco anos

Convém examinar regularmente os pneus para certificar-se de que não foram danificados e que não apresentam sinais de desgaste ou de envelhecimento prematuros : deformações ou fissuras na banda de rolamento, nos ombros ou nas paredes.

No entanto, a maioria dos fabricantes recomendam um controlo anual dos pneus depois de cinco anos de utilização e a substituição dos pneus com 10 anos ou mais, mesmo que não tenham atingido o limite de desgaste legal.