Guia de manutenção dos pneus - Controle também a roda sobresselente

Controle também a roda sobresselente

Manutenção dos pneus

Muitas vezes esquecida, a manutenção da roda sobresselente é essencial para que possa preencher correctamente o seu papel no caso de furo.

Roda sobressalente Uma roda sobressalente em bom estado e ferramentas adaptadas revelam-se úteis em caso de emergência. - Copyright © : All Rights Reserved

Muitos automobilistas não sabem onde se encontra a roda sobresselente do seu veículo. Uma fonte de nervosismo no dia em que o furo acontece… Antes de uma longa viagem, a primeira coisa a fazer é verificar o seu acesso.

A localização da roda sobresselente

A maioria das rodas sobresselentes encontram-se num compartimento situado debaixo do fundo da mala. Algumas encontram-se ainda numa estrutura fixada debaixo do carro. Neste caso, é prudente verificar regularmente o bom estado da estrutura, porque a ferrugem pode atacar e tornar o desaperto impossível

Se tem uma roda de largura menor

O tamanho cada vez mais generoso dos pneus de origem levou vários construtores a optar por uma roda sobresselente de largura menor. De pequena largura, esta roda coloca-se facilmente debaixo do fundo da mala. Mas esta não apresenta o mesmo desempenho que uma roda normal. Permite uma velocidade máxima de 80 km/h apenas (como relembra a etiqueta colada na jante) e implica uma condução com precaução. Com efeito, a sua largura reduzida introduz um diferencial de aderência com os outros três pneus do veículo. Se esta roda de menor largura for montada do lado direito, deverá ser especialmente prudente nas curvas à esquerda e vice-versa, nomeadamente com a chuva.

A manutenção da roda sobresselente

A roda sobresselente apesar de ser a « quinta roda da carruagem », é uma roda como as outras e deve, a este título, ser objecto de uma manutenção regular.

  • Controlo de pressão : uma vez por mês, como as outras rodas.
  • Estado geral : se o seu veículo tiver mais de cinco anos, verifique se o compartimento não deixa marcas no pneu. Se este for o caso, vire a roda para que a zona de contacto não seja sempre a mesma.

O conselho de rezulteo : atenção ao aperto das rodas e às porcas anti-roubo ! Se o último aperto das rodas foi efectuado com uma máquina pneumática, verifique se as porcas não estão demasiadamente apertadas. Arrisca-se a não conseguir desmontá-las quando tiver um furo … Se a sua roda estiver equipada de porcas anti-roubo, verifique se a chave de desmontagem se encontra no veículo.

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