Guia de manutenção dos pneus - Como medir o desgaste de um pneu ?
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Como medir o desgaste de um pneu ?

Manutenção dos pneus

Indicador de desgaste, medidor de profundidade, mudança de cor : um inventário dos vários dispositivos que permitem controlar o desgaste dos pneus.

Medidor de profundidade Copyright © : All Rights Reserved

Controlar o desgaste dos pneus : uma questão de segurança

O controlo regular do desgaste dos pneus faz parte dos hábitos de um bom motorista. A banda de rolamento é, de facto, a única parte do pneu em contacto com o piso. A qualidade da sua borracha e a profundidade das ranhuras que a compõem determinam directamente a aderência do veículo.

Um pneu usado será mais exposto ao risco de furo e de aquaplanagem. Além disso, as suas performances de travagem e de aderência à estrada diminuirão com a taxa de desgaste, sobretudo nas condições de inverno.

Um limite legal de desgaste foi definido pela regulamentação europeia *. Este é de 1,6 mm de borracha em toda a banda de rolamento para os pneus de verão**. Os infractores estão sujeitos a uma coima de 135 euros e à imobilização do veículo. 

Diferentes técnicas para medir o desgaste dos pneus

O indicador de desgaste.

É o sistema mais comum. Trata-se de um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura, geralmente embutido no fundo dos canais longitudinais. Quando a banda de rolamento alcança este nível, o pneu atinge o limite legal de utilização e deve ser substituído. Para além deste limite, o automobilista está em infracção.

Indicador de desgaste dum pneuCopyright © : rezulteo

Indicador de desgaste clássico.

Para localizar a posição do indicador de desgaste na banda de rolamento, deve procurar, na parede lateral do pneu, uma das marcas seguintes :

  • A sigla TWI (tread wear indicator)
  • O logótipo da marca
  • Um triângulo

Indicador de desgaste Bibendum MichelinCopyright © : Michelin

Nos pneus da Michelin, a posição do indicador de desgaste na ranhura principal está indicada por um pequeno Bibendum 

 

Algumas marcas propõem também indicadores de desgaste intermediários. O seu desaparecimento indica que o pneu já não oferecerá performances optimizadas em piso molhado.

Indicador de desgaste de ContinentalCopyright © : Continental

 Indicadores de desgaste intermediário num pneu Continental 

O indicador de desgaste numérico.

Este sistema consiste em gravar na banda de rolamento uma escala de desgaste materializada por vários números. Estes números, que indicam a profundidade da borracha, apagam-se gradualmente à medida do desgaste do pneu. Várias marcas, como a Nokian ou Matador, adoptaram este tipo de indicador. 

Indicador de desgaste numérico de MatadorCopyright © : Matador

Indicador de desgaste numérico num pneu Matador 

Indicador de desgaste NokianCopyright © : Nokian

 Indicador de desgaste numérico num pneu Nokian 

A mudança de cor.

Dois designers chineses criaram um protótipo de pneu que muda de cor quando a banda de rolamento está usada. O princípio é simples : a coloração laranja fluorescente da borracha interna do pneu. Assim, quando a banda de rolamento está usada, a cor aparece. Engenhoso, mas difícil de implementar, de acordo com os nossos especialistas !

Mudança de cor da borracha Copyright © : All Rights Reserved

Conceito proposto pela agência Yanko Design 

O medidor de profundidade.

Os indicadores de desgaste constituem um meio rápido para avaliar o grau de desgaste do pneu, mas estes não substituem a precisão de um medidor de profundidade. Esta pequena ferramenta, disponível a um preço acessível em todos os centros auto, permite medir a profundidade das ranhuras do pneu em vários sítios, de acordo com a regulamentação.

Medidor de profundidadeCopyright © : All Rights Reserved

Medidor de profundidade profissional 

Uma moeda. Na falta de um medidor de profundidade, é possível utilizar uma moeda que será introduzida no fundo de uma das ranhuras da banda de rolamento.

  •  Com um pneu de verão, uma moeda de 1 euro é suficiente : se as estrelas gravadas no bordo são visíveis, deve substituir o pneu !
  • Com um pneu de inverno, deverá utilizar uma moeda de 2 euros : se o bordo externo prateado ultrapassa a ranhura, então o pneu está usado.

Apesar de não ser desaconselhado, este método tem falta de precisão