Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização - Rotulagem : quem avalia os pneus ? Como são realizados os testes ?

Rotulagem : quem avalia os pneus ? Como são realizados os testes ?

Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização

A partir de 1 de Novembro de 2012, vai ser possível comparar os pneus graças ao rótulo de performances. O rótulo classificará os pneus de acordo com três critérios : a eficiência energética, a eficiência da travagem em piso molhado e o ruído de rolamento externo. Mas quem será responsável pela avaliação das performances dos pneus e como serão realizados os testes?

Medir o ruido de rolamento Medida do ruido de rolamento dos pneus - Copyright © : Rezulteo

A avaliação das performances dos pneus no âmbito da rotulagem europeia é da responsabilidade dos fabricantes ou dos importadores. Trata-se portanto de um processo de auto-certificação.

Cada fabricante submete os seus produtos a testes que respondem a um protocolo definido com precisão pelas instâncias europeias. Compromete-se em fornecer uma classificação fiável e objectiva que permite ao consumidor comparar os pneus entre eles

Cabe então a cada Estado-Membro da União garantir que os testes foram efectuados de acordo com o procedimento previsto. 

O teste para avaliar a eficiência energética dos pneus  

contribuição no consumo de combustível é avaliado a partir da medição da sua resistência ao rolamento. Ou seja, a energia dissipada pelo pneu aquando do contacto com o piso. Quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível.

Teste de resistência ao rolamentoCopyright © : All Rights Reserved

O pneu é testado num banco composto de um tambor de 2 m de diâmetro de acordo com um protocolo padrão. O teste simula uma condução a 80 km/h com uma carga equivalente a 80 % do índice de carga do pneu. 

O teste para avaliar a eficiência da travagem em piso molhado

A qualidade da travagem em piso molhado é um elemento importante da segurança. É o segundo critério de classificação utilizado pela rotulagem europeia dos pneus.

Test do pneu Michelin Pilot Sport 3 em piso molhadoCopyright © : rezulteo

Este teste é efectuado com um veículo padrão equipado de um sistema ABS. A travagem é medida durante a fase de desaceleração de 80 para 20 km/h. O regulamento especifica todas as condições nas quais o teste deve ser efectuado. Apresentamos aqui algumas :

Temperatura : de 2° a 20 °C para os pneus inverno, de 5° a 35 °C para os pneus verão.

Humedecimento da pista : altura de água compreendida entre 0,5 e 1,5 mm

Características da pista : declive, uniformidade, qualidade do revestimento, textura, propriedades de fricção…

O teste para medir a intensidade do ruído de rolamento externo

 A redução do ruído de rolamento contribui para a qualidade de vida, em particular nas cidades. É o terceiro critério adoptado pelo legislador europeu para classificar e comparar os pneus graças à rotulagem europeia dos pneus.

 

  

O teste consiste em colocar dois microfones de ambos os lados da trajectória de um veículo que circula a 80 km/h e medir o nível de ruído no momento em que corta a meta com o motor desligado.

Mais info

>O regulamento 228/2011 apresenta o método do teste de aderência em piso molhado para os veículos de turismo ;

> O regulamento 1235/2011 prevê as disposições necessárias para :

  • observar a aderência em piso molhado dos pneus para veículos ligeiros e camiões;
  • medir a resistência ao rolamento, incluindo a adopção pelos organismos de teste autorizados dos mesmos procedimentos de medição e verificação.