Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização - Rotulagem dos pneus : os três critérios de performance

Rotulagem dos pneus : os três critérios de performance

Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização

O novo rótulo informa o consumidor sobre três performances básicas do pneu : eficiência energética, aderência em piso molhado e nível de ruído de rolamento externo. A cada performance é associada uma classe representada por uma letra e uma cor.

Os 3 critérios de performance do rótulo Os 3 critérios escolhidos para evaluar as performances dos pneus - Copyright © : Rezulteo

A eficiência energética

Eficiência energéticaCopyright © : All Rights Reserved
Os pneus são responsáveis por cerca de 20% do consumo total de combustível. O rolamento do pneu sobre o piso implica uma deformação aliada à emissão de calor. Este fenómeno cria uma força chamada de resistência ao rolamento (RR). Quando é elevada, o motor consome mais combustível. Uma baixa resistência ao rolamento é portanto um critério importante para reduzir o consumo de combustível e, por consequência as emissões de CO2.
O rótulo indica a classe de resistência ao rolamento à qual pertence o pneu. As classificações vão de A (RR mais baixa) a G (RR mais alta).

>> Comparar as performances graças ao rótulo

A eficiência da travagem em piso molhado

Rótulo de travagemCopyright © : All Rights Reserved
A aderência do pneu sobre um piso molhado é um factor essencial para a segurança do condutor e dos seus passageiros. Para efectuar a medição, o regulamento europeu estabeleceu um protocolo que especifica nomeadamente as condições nas quais o teste deve ser realizado : velocidade inicial, características da pista, altura da água, temperatura…

A classe é atribuída através da comparação dos resultados do teste com aqueles obtidos por um pneu de referência. As classificações vão de A (a melhor) a G (a pior).

>> Comparar as performances graças ao rótulo

O nível de ruído de rolamento externo

Rótulo de ruídoCopyright © : All Rights Reserved
O ruído gerado pelo rolamento do pneu faz parte dos critérios associados à qualidade de vida. Tem um papel importante no ruído total gerado pelo veículo. É mesmo predominante acima de 50 km/h. A redução do ruído de rolamento externo é aliada ao esforço para reduzir as perturbações sonoras.

O resultado medido num teste é comparado com um valor limite fixado pela regulamentação. O ruído de rolamento tem três classes, representadas por uma (melhor classificação), duas ou três ondas sonoras.

>> Comparar as performances graças ao rótulo 

Ler também

>> Quem realiza os testes de performance ?

Voltar ao índice