Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização - Os objectivos da rotulagem dos pneus

Os objectivos da rotulagem dos pneus

Rotulagem dos pneus: conselhos de utilização

A rotulagem dos pneus foi decidida em 2009 pela Comissão Europeia. O dispositivo tem um triplo objectivo : ajudar o consumidor a escolher melhor os seus pneus, melhorar a segurança rodoviária e reduzir os impactos ambientais associados ao pneu.

Rotulagem europeia dos pneus Rotulagem europeia dos pneus - Copyright © : Rezulteo

Desde o dia 1 de Novembro de 2012, todos os pneus destinados aos automóveis, 4x4, SUV, veículos utilitários e camiões fabricados depois do dia 1 de Julho de 2012 e vendidos num dos países da União Europeia devem apresentar um rótulo padrão. Este rótulo informa o consumidor sobre três performances do pneu : o consumo de combustível, a travagem em piso molhado e o ruído de rolamento exterior.

Critério central para Bruxelas : a eficiência energética do pneu

Provavelmente já notou : a forma e os códigos de cor utilizados pelo rótulo relembram o rótulo energético dos electrodomésticos, dos automóveis ou dos apartamentos. Não é uma coincidência. Com este dispositivo, o legislador europeu quis sensibilizar os automobilistas para um critério até agora negligenciado : a eficiência energética do pneu. Isto significa a sua contribuição no consumo de combustível do veículo e, por consequência, nas emissões de CO2.

Graças ao rótulo, os consumidores podem comprar com facilidade pneus bem classificados para a eficiência em combustível. A vantagem é dupla : por um lado, realizam poupanças no combustível ; por outro lado, contribuem no esforço global para reduzir as emissões de gás com efeito de estufa. 

Outros critérios : a segurança e a qualidade de vida

A rotulagem europeia dos pneus incide também na travagem em piso molhado e no ruído de rolamento externo, performances associadas respectivamente à segurança e à qualidade de vida.

Com a rotulagem europeia dos pneus, o consumidor beneficia assim de uma informação optimizada. Pode desta forma comparar os pneus entre eles com base noutros critérios que não a marca e o preço e tornar-se mais independente na compra dos seus pneus.

Mais informação

>> O sítio da Comissão Europeia

Ler também

>> Os critérios da rotulagem